Skip to Content

ArcGIS para Redes de Telecom

Geomarketing e Rentabilização Inteligente

As empresas de telecomunicações enfrentam um cenário cada vez mais desafiador e, dentre algumas abordagens, o geomarketing surge como uma ferramenta que pode entregar soluções para esse mercado altamente competitivo.

Neste contexto, o  ArcGIS, sistema líder do mercado, oferece uma vasta coleção de dados, ferramentas de geomarketing e Data Analytics para melhorar a eficiência, produtividade e rentabilidade das redes de Telecom.

Com o ArcGIS, as empresas de telecomunicações podem:

Anterior
Próximo

Passos essenciais para decisões assertivas com o ArcGIS

Passo 1: Colete os dados necessários: Coletar os dados necessários é essencial para poder usufruir do ArcGIS. Esses dados podem incluir dados geográficos, como limites de municípios, demografia e infraestrutura; dados de clientes, como histórico de compras, localização e comportamento; e dados de mercado, como tendências de consumo e concorrência.

Passo 2: Importe os dados para o ArcGIS: Utilize as diversas ferramentas do ArcGIS para importar dados de diferentes formatos, fontes online (APIs) e provenientes de sensores (IoT). 

Passo 3: Analise os dados: Com os dados importados, use as coleções de dados nativas do ArcGIS para enriquecer seu projeto. Faça as análises com uma ampla gama de ferramentas de análise de dados, incluindo análise espacial, Data Analytics, análise de dados demográficos e análise de dados de clientes.

Passo 4: Use os insights para tomar decisões: Após a análise, use os insights obtidos para tomar decisões. Por exemplo, para planejar ações de rentabilização da rede já existente, modelos de preços e serviços (SVAs) diferenciados de acordo com o perfil de cada área e grau de concorrência, segmentar clientes com mais precisão ou desenvolver estratégias de marketing e venda (PAP - Porta a Porta) mais eficazes. 

Confira alguns exemplos de análises que podem ser realizadas

Rentabilização da rede existente: identifique rapidamente oportunidades de aumentar a rentabilidade da rede existente com base em fatores populacionais, renda, poder de compra e índices (educacional, consumo de tecnologia etc.).

Ações de blindagem e redução de churn: identifique clientes que estão propensos a cancelar o serviço, com base em fatores como comportamento, concorrência, faixa de preços (dados cliente) e localização.

Planejamento de expansão de rede: identifique áreas-alvo para expandir a rede com base em fatores populacionais, renda e áreas de expansão (novas áreas e bairros). Chegue antes da concorrência.

Planejamento de PDVs: identifique locais estratégicos para a instalação de PDVs, com base em fatores como densidade populacional, renda e acesso à infraestrutura.

Acesse os Vídeos

ArcGIS para redes de Telecom

Descubra demonstrações para a rentabilização e expansão eficiente da rede

ACESSAR

Garanta maior eficiência e rentabilidade para seu negócio!


Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba mais sobre esta solução.