Skip to Content

Engenharia Geoespacial

ArcGIS em projetos, obras e ativos de engenharia

Empresas de engenharia, arquitetura e construção modernas já utilizam Sistemas de Informações Geográficas (GIS), o geoprocessamento acelera os fluxos de trabalho e aumenta a colaboração em projetos e obras.

O ArcGIS no planejamento, execução e gerenciamento de projetos, equipes e ativos visando a construção de edifícios e infraestruturas inteligentes para o futuro.

Benefícios do ArcGIS

ao longo do ciclo de vida do projeto

Análise espacial preditiva

Tome decisões e a compreenda melhor o contexto dos projetos e licitações.

O GIS permite a análise e visualização de dados geográficos, facilitando a identificação de padrões históricos, tendências e relações das obras com externalidades (fatores ambientais e socioeconômicos, entre outros).  

Map of an urban area

Planejamento

Desenvolva projetos mais eficientes, econômicos e sustentáveis.

O GIS é uma excelente ferramenta para analisar diferentes cenários, identificar locais adequados para equipamentos e equipes, otimizar rotas e simular impactos.

Map with Tapestry Segmentation data

Gestão de ativos e equipes

Otimize o uso de recursos e estenda a vida útil dos ativos.

O GIS apoia a gestão de ativos e equipes. Os responsáveis pelas áreas podem monitorar e acompanhar a localização, condição e manutenção de ativos como placas, pontes, tubulações e equipamentos, além de acompanhar a localização e atividades das equipes de campo.

Map with circles that have dots in them

Colaboração e comunicação eficazes

Aprimore comunicação, coordenação e trabalho em equipe.

O GIS facilita a colaboração entre equipes e profissionais envolvidos em projetos de engenharia. A interoperabilidade desses dados permite que todos os stakeholders tenham acesso às mesmas informações de forma integrada.

Gestão de riscos e segurança

Identifique riscos e acompanhe medidas de segurança.

O GIS ajuda a identificar e gerenciar riscos em projetos de engenharia. Os engenheiros podem analisar dados geográficos relacionados a riscos naturais, como inundações e deslizamentos de terra, e planejar medidas de mitigação. Além disso, o GIS auxilia na identificação de riscos ocupacionais e na implementação de medidas de segurança nos canteiros de obras.

Conformidade regulatória

Agilize processos e aprovações de órgãos competentes.

O uso de GIS ajuda as empresas de engenharia a cumprirem regulamentações e diretrizes governamentais relacionadas a projetos e infraestruturas. Os dados geoespaciais podem ser utilizados para demonstrar a conformidade com requisitos legais e ambientais, facilitando processos de licenciamento e aprovações governamentais.

O Sistema ArcGIS pode dar suporte em projetos, construções e obras, desenvolvendo eficiência, gerando insights e fortalecendo o envolvimento das equipes e diversos departamentos!

Assista ao Webinar Exclusivo

Confira um vídeo demonstrativo de aplicações práticas do ArcGIS para os setores de Arquitetura, Engenharia e Construção. Entenda o papel da Engenharia Geoespacial! 

QUERO ACESSAR

Caso de sucesso

A VALEC está trabalhando de forma integrada com GIS e BIM através do Sistema ArcGIS. Dentre as funcionalidades apresentadas neste vídeo, estão: 

  • Mapear e obter os dados condicionantes de projetos de construções em saneamento; 

  • Mapear tubulações para projetos de construção de rodovias;

  • Gerenciar e desenvolver projetos em um sistema próprio da diretoria de engenharia; 

  • Monitorar várias áreas da empresa em tempo real.  

Comece agora mesmo a aplicar a Engenharia Geoespacial em seus projetos.


Envie seus dados e entre em contato!