Agência Nacional de Petróleo lança a nova versão do Portal de Dados de exploração e produção


A ANP - Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - acaba de disponibilizar a nova versão do Portal de mapas interativos do Banco de Dados de exploração e produção (BDEP) para seus usuários. 

O novo serviço de mapas online  utiliza a tecnologia ArcGIS for Server, agregando ao portal de dados várias aplicações e melhor desempenho. A nova interface mantém os recursos já conhecidos pelos usuários, por meio dos quais é possível ter acesso a informações geográficas atualizadas, referentes às atividades de Exploração e Produção da indústria petrolífera nacional, tais como: blocos exploratórios, campos de produção, poços, cobertura de levantamentos sísmicos 2D e 3D, dados culturais de Exploração e Produção, entre outros.

Além de visualizar os dados diretamente pelo Portal, o usuário pode também baixá-los em formato shapefile, compatível com inúmeros softwares GIS do mercado e de acordo com as diretrizes do Governo Federal, conforme instrução do GT5 do e-ping (acesse pág. 39). Tais dados são utilizados no planejamento de atividades exploratórias e na comunicação entre as equipes multidisciplinares envolvidas com Exploração e Produção. 

Sobre o BDEP


O Banco de Dados de Exploração e Produção – BDEP, criado pela ANP, tem como objetivo prover a indústria petrolífera através de dados e informações sobre as bacias sedimentares do território brasileiro. O BDEP é localizado na Urca e é gerido pela Superintendência de Dados Técnicos (SDT) da Agência. A Coordenação de Geoprocessamento da SDT é então a responsável pelo desenvolvimento da aplicação, pela análise e tratamento dos dados espaciais da ANP e  por  realizar o controle e operação destes dados, tornando disponíveis aos usuários informações geofísicas, geológicas e geoquímicas desde 2000 – ainda que haja dados mais antigos que a própria Agência à disposição de todos, neste Portal. O Banco de Dados também se destaca, desta forma, por apresentar a história dos esforços exploratórios na busca por hidrocarbonetos em território nacional.

O BDEP é considerado um dos bancos de dados mais ricos nesse segmento de negócio, contribuindo com empresas, universidades e instituições de pesquisa para determinar as áreas das bacias sedimentares que têm maior probabilidade de ocorrerem petróleo e gás natural, garantindo o domínio sobre o conhecimento produzido e o potencial em hidrocarbonetos do Brasil.