SIGISP: Sistema de Gestão Integrada para Segurança Pública

Para apoiar os órgãos de Segurança Pública a compreender o panorama da criminalidade, reformulando e avaliando suas políticas públicas e disponibilizando acesso às informações para o cidadão, a Imagem oferece SIGISP - Sistema de Gestão Integrada para Segurança Pública.

O SIGISP permite ao órgão competente o acompanhamento do desempenho dos recursos operacionais e procedimentos policiais, conseguindo integrar, orquestrar e automatizar fluxos de trabalho. Com isso, as diversas pastas da Segurança Pública conseguem definir indicadores sobre o combate a criminalidade, identificando os gargalos e principais dificuldades, permitindo que ações sejam tomadas mais rapidamente. Os indicadores são exibidos em painéis de controle, que contém informações sumarizadas e visuais, permitindo rápida interpretação e um valioso suporte a decisão.



Benefícios do SIGISP:

  • Melhoria na gestão dos recursos humanos;
  • Melhoria na gestão do controle de recursos materiais, viaturas, armamento e equipamentos em geral;
  • Agilidade na atualização e obtenção de informações;
  • Geração de informações para formulação e aplicação de políticas de segurança pública;
  • Produção de informações estatísticas;
  • Produção de Indicadores de gestão para segurança pública;
  • Análise de informações em tempo real, relatórios de análise automatizados;
  • Capacitação, treinamento e apoio a atividades especializadas de geoprocessamento nas áreas de atuação;
  • Ferramenta integrada de trabalho para que diversos níveis operacionais disponham, em tempo real, de informações gráficas para o entendimento situacional e o planejamento estratégico dos órgãos envolvidos;
  • Análise de mapas digitais num Sistema de Informações Geográficas, garantindo a apresentação de informações espaciais, como a localização de viaturas e ocorrências, viaturas mais próximas ao local das ocorrências e seu status.




 

Aplicações do SIGISP:

Prevenção e Resposta ao Crime:

Módulo que visa disponibilizar ferramentas para elaboração de planos de combate à criminalidade por meio de ferramentas de análise espacial que irão permitir a delimitação e classificação de áreas de acordo com a incidência de ocorrências, determinar e demarcar áreas de alto risco, cruzando estes dados com possíveis rotas de fuga, residência de criminosos, presença de tornozeleiras eletrônicas, presença de viaturas, natureza dos delitos, efetivo em campo e dados demográficos.

  • Elabore planos de combate ao crime realimentando o sistema rapidamente com dados de campo, medindo resultados e realocando recursos de maneira dinâmica.

  • Monitore o efetivo em campo assegurando que os recursos estão sendo empregados adequadamente em prol da sociedade. 

Painéis Gerenciais / Operacionais:

Módulo que visa consolidar e apresentar as informações de operação em campo com foco na gestão dos recursos e tomada de decisão. 

  • Gerencie os recursos acompanhe os resultados compilados das operações, apresentando gráficos e indicadores combinados a informações espaciais que permitam de forma rápida entendimento situacional e da evolução do quadro.

Gerenciamento da força de trabalho:

Módulo que visa dar visibilidade situacional em tempo real, mostrando o que está acontecendo no momento, onde as viaturas estão posicionadas, onde as ocorrências estão acontecendo, onde as tornozeleiras em presos sobre liberdade condicional estão posicionadas.  

  • Monitore e acompanhe as ocorrências desde sua abertura até o fechamento. 
  • Crie “geofences” ou “cercas eletrônicas”, onde se definem áreas de restrição ou criticidade e gere alertas sempre que houver conflito entre a posição detectada e a área de restrição. Estes alertas deverão se traduzir em modificações de simbologia ou padrões das feições geográficas monitoradas, também sendo responsável pela coleta de informações dos sensores de campo, como exemplo GPS em viaturas e tornozeleiras eletrônicas.

Módulos do SIGISP: Segurança e Transformação da Informação

SIGISP ES (SIGISP ExtendedSecurity):

É um módulo funcional da Plataforma SIGISP que adiciona uma camada de segurança quanto ao acesso a dados, sejam eles através dos aplicativos desktop, aplicativos web ou aplicativos móveis. Este módulo homogeneíza o controle de autenticação e autorização de acesso e operações de edição das entidades do Geodatabase. Possui a capacidade de se integrar aos principais Gerenciadores de Identidade disponíveis no mercado e aplicar as regras de acesso segundo as políticas disponíveis nos mesmos.

SIGISP RE (SIGISP Rules Engine):

É um módulo funcional da Plataforma SIGISP possibilita a criação e configuração de regras de validação e consistência de dados. Este módulo adiciona uma interface visual ao aplicativo gerenciador de Banco de Dados Geográfico, permitindo que sejam estabelecidas regras e critérios para validação e consistência dos dados para cada um dos eventos "criar", "alterar" ou "excluir" dos registros de uma entidade de um Banco de Dados Geográfico. Este módulo pode ser usado junto com o módulo SIGISP ES para adicionar uma camada de segurança quanto à autenticação e autorização de acesso e operação em cada uma das entidades de um Banco de Dados Geográfico.

SIGISP WM (SIGISP Workflow Manager):

É um módulo funcional da Plataforma SIGISP que proporciona a capacidade de desenho e orquestração de um fluxo de trabalho. Oferece uma ferramenta visual para o desenho de um fluxo de trabalho, chamada FlowStudio, composta por várias atividades que podem ser ativadas interna ou externamente à aplicação, proporcionando automação dos fluxos de trabalho e integração dos processos. Este módulo pode ser usado junto com o módulo SIGISP ES para adicionar uma camada de segurança quanto à autenticação e autorização de acesso e operação em cada uma das atividades disponíveis.