Geoplataforma: Sistema para Gestão de Riscos e Monitoramento de Desastres

Estar preparado para agir diante de desastres naturais é um dos grandes desafios dos estados brasileiros. Há um grande esforço em ações preventivas e reativas qualificadas para garantir a segurança da população nessas ocasiões. Para isso, os órgãos de Defesa Civil contam com apoio de tecnologias de monitoramento das atividades de gestão de recursos operacionais e dos registros de atendimento a emergências.

Desta forma, os Sistemas de Informações Geográficas são utilizados para munir a Defesa Civil de uma plataforma que consolide em uma única base de dados, informações específicas de sua abrangência geográfica e permita assim, realizar estudos e planejamento preventivo e reativo bem como agilizar a atuação das forças em caso de desastres naturais.

Com experiência neste cenário e atendendo a diversos estados do país, a Imagem oferece a solução Geoplataforma, um Sistema para Gestão de Riscos e Monitoramento de Desastres desenvolvido para proporcionar a produção, a disponibilização e o monitoramento de dados estatísticos das áreas de suscetibilidade com objetivo de auxiliar a determinação de graus de vulnerabilidade e risco, o que é essencial para que os órgãos de inteligência e de planejamento dos estados possam elaborar planos de combate à desastres naturais e emergências, garantindo a segurança dos cidadãos e o patrimônio público e privado.



Principais desafios da Defesa Civil:

Reduzir as ocorrências de desastres resultantes de eventos diversos

Reduzir a perda de vidas, propriedades e diminuir o impacto de futuros desastres

Envolve os cidadãos, visitantes e ativos

Acelerar o salvamento de vidas proteção de ativos e garantir o atendimento das necessidades básicas

Restaurar e revitalizar a infraestrutura, habitações e economia



Benefícios da Geoplataforma: Integração de Processos

Módulos da Geoplataforma:

Planejamento e identificação de riscos

Neste módulo, disponibilizamos ferramentas para elaboração de planos de reação a situações de emergência relacionadas a desastres naturais. Por meio de ferramentas de análise espacial , é possível delimitar áreas suscetíveis a desastres naturais, determinar e demarcar áreas de risco, abrigos, rotas de fuga, depósitos, áreas sensíveis, pessoal em campo e demais informações pertinentes para a elaboração de planos tangíveis de reação a emergências em diversos cenários.

Operação e gerenciamento de crises

Com uso deste módulo, você poderá acompanhar a execução dos planos elaborados no módulo de planejamento para atuação em situações de emergência, integrando os dados do campo com o centro de controle proporcionando visibilidade em tempo real.

Logística para alocação de recursos e definição cenários

Com uso deste módulo, você poderá acompanhar a execução dos planos elaborados no módulo de planejamento para atuação em situações de emergência, com foco na logística dos recursos empregados no controle da situação de emergência.

Controle e tomada de decisão

Este módulo consegue consolidar as informações de logística e operação com foco na gestão dos recursos e tomada de decisão.

Transparência pública e divulgação de fatos relevantes

Com este módulo, você conseguirá disponibilizar informação atualizada à população sobre área de suscetibilidade, medidas preventivas e medidas de controle em caso de emergência em andamento.

 

Benefícios com uso da Geoplataforma

  • Melhoria na gestão dos recursos humanos;
  • Agilidade na atualização e obtenção de informações, tanto de pessoal, como relativas à estrutura organizacional;
  • Apoio à tomada de decisão no âmbito operacional, definindo estratégias com embasamento científico e não somente empírico;
  • Análise de informações em tempo real com base em relatórios de análise automatizados;
  • Visão real e abrangente da utilização dos recursos;
  • Melhor entendimento situacional e apoio no planejamento estratégico das atividades dos órgãos envolvidos;
  • Mais agilidade e eficiência nas ações a serem tomadas em diversos tipos de situações de competência da Defesa Civil;
  • Dados disponíveis para qualquer pessoa, qualquer dispositivo em qualquer localização.