ArcGIS para Saneamento

Melhoria de
Arrecadação

Melhoria de Arrecadação e a Transformação Digital

Chegou a hora de inovar os seus processos de arrecadação com a Plataforma ArcGIS, transformando dados e fluxos de todo setor comercial em conhecimento que facilita a sua ação.

Para a CAESB, a Transformação Digital é a possibilidade de transformar dados em conhecimento. Conhecimento que permite saber, olhando apenas no mapa as áreas onde existe perda de faturamento e possibilidade de expansão do negócio
Carlos Eduardo Machado Pires - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal Vencedor do Prêmio MundoGeo#Connect como melhor projeto de Utilities do Brasil – 2016.

Soluções

Desenvolvida na Plataforma ArcGIS, a Solução de Melhoria de Arrecadação se baseia em análises espaciais integradas aos dados comerciais e histórico de consumo da sua rede água e esgoto. Ela apoia os gestores a melhorar o desempenho das receitas e facilita os planos de expansão em função da antecipação de ROI.

Analise os seus investimentos

Localize perdas aparentes

Defina metas e aumento de receita

Reajuste as suas taxas

Fiscalize em campo

Mapas inteligentes permitem o monitoramento e a gestão de perda aparente de água, consumo de água, o desempenho da conservação, o risco de receitas, o pagamento e as tendências de não-pagamento. Identifique erros de arrecadação na sua rede e antecipe fraudes sazonais.

Vídeo Melhoria de Arrecadação

Cliente Satisfeito

Os resultados analíticos e ações sugeridas por nossa Solução permitem a comunicação oportuna e bem sucedida com os clientes-alvo, além da melhoria dos esforços de conservação de água. Isso promove a satisfação dos seus clientes, assim como a redução dos problemas de desempenho de pagamento, cortes e atrasos. Através de histórico de faturamento é possível detectar erros e anomalias nos padrões de uso causados ​​por faturamento através de integração de dados, medição ou problemas operacionais.

Ação Proativa

A Análise de Impacto da nossa Solução são definidas em função do consumo e perfil de usuários, considerando as características dos consumidores domésticos e não domésticos. Além de facilitar ações proativas com mais eficiência, os usuários podem interagir com essa funcionalidade e gerar relatórios específicos para diversos públicos interno e externo. Os relatórios também podem ser enviados diretamente para e-mail de grupo ou geração de mapas para fiscalização de campo.

Visão Integrada

Através da visualização das áreas operacionais ou até áreas de faturamento, fica mais fácil definir o foco de seus esforços, assim como a necessidade de trabalho conjunto com outras áreas operacionais, como no caso dos serviços de manutenção. Este relacionamento com outras áreas possibilita a visão de receita a longo prazo, assim calculando os possíveis riscos de um faturamento não planejado e promovendo ações de melhoria de faturamento em toda a sua rede.

Demonstração

Veja como a Transformação digital pode revolucionar a gestão comercial das empresas de saneamento, na apresentação abaixo, entenda os principais focos de combate a perdas aparentes e os locais de principal ação, seja ela de fiscalização a campo ou ajustes do cadastro.

Almejávamos um retorno financeiro mensal, e alcançamos um número cinco vezes maior do que o esperado
Fernando Neuwald
Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre/RS

Possibilidades & Funcionalidades

  • Integração de clientes com potencial para ligação de esgoto

    Mapas para identificação de clientes cadastrados no comercial sem ligação de esgoto e próximos a rede coletora de esgoto

  • Plano de substituição de medidores com submedição

    Relatório de hidrômetros para substituição, através da análise do histórico de consumo e data de instalação de medidores

  • Estratégia de cobrança ou renegociação de dívida para clientes inadimplentes

    Mapas e relatório de clientes inadimplentes mas com ligação ativa no cadastro comercial e relatório de ações prioritárias para cobrança ou renegociação de dívida

  • Otimização de rotas de leitura

    Avaliação das rotas de leitura e otimização de traçados

  • Identificação de clientes inexistentes no Cadastro Comercial

    Mapas e relatório para fiscalização de clientes existentes no GIS e não existentes no comercial

  • Correção de inconsistências no Cadastro Comercial

    Rota priorizada de fiscalização de clientes cadastrados como inativos, tipo incorreto ou ligação de esgoto não cadastrada

  • Ajuste de tarifas inadequadas

    Mapas e relatório de clientes potenciais com tarifa indevida

  • Localização de regiões para fiscalização de fraudes em medidores e ligações clandestinas

    Mapas de densidade de ocorrência de fraudes e relatório de clientes potenciais para fiscalização, devido a redução atípica no histórico de consumo

O que você recebe

  • Apresentamos para você os componentes da solução.*
  • ArcGIS for Desktop Basic:
  • Registro de informações e análises
  • ArcGIS Online:
  • Nivel II (50 usuários nomeados) e 10.000 créditos
  • Dashboard for ArcGIS:
  • Painéis de controle
  • Collector for ArcGIS:
  • Coleta de dados no campo
  • Web AppBuilder:
  • Construção de apps customizadas
  • Story Map:
  • Formatação da comunicação por meio de mapas, gráficos e fotografias
  • Configuração do ArcGIS Online e dos aplicativos:
  • uma ou duas semanas de trabalho na sua organização e suporte remoto.
  • *Contate os nossos especialistas para conhecer o preço da solução.

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