ArcGIS: A plataforma GIS para a indústria de O&G

A informação espacial é um elemento chave em qualquer empresa de petróleo, das primeiras análises de oportunidade até o abandono de um campo, passando pela exploração, engenharia e produção. Estima-se que mais de 80% dos dados utilizados no negócio de O&G tem um componente espacial, o que significa que estes dados podem ser acessados através de um mapa ou associados a algo cuja localização é ou pode ser conhecida.

Há anos, as empresas de petróleo têm usado GIS da Esri para decidir onde perfurar poços, passar gasodutos, construir refinarias, recuperar um site e gerenciar riscos. A plataforma ArcGIS oferece soluções para toda a indústria de O&G, em cada aspecto do ciclo de vida do negócio.

Todas as grandes empresas de petróleo do mundo utilizam a tecnologia GIS da Esri para gerenciar suas informações baseadas em localização: de blocos, poços, dutos e postos de combustíveis ao licenciamento ambiental de cada um destes empreendimentos.

Benefícios

Exploração

Sua equipe de exploração é constantemente desafiada com o gerenciamento e análise de quantidades substanciais de dados para ajudar a identificar onde perfurar. Com a plataforma ArcGIS, é possível integrar e analisar dados diversos de superfície e subsuperfície, produzir e compartilhar relatórios de estudos geológicos.
O ArcGIS também pode ser utilizado na caracterização do sistema petrolífero, a partir das feições e interpretações produzidas em ferramentas especialistas de geologia.

Produção

O valor dos dutos usados no transporte e distribuição é inquestionável e a capilaridade do sistema de dutos é cada vez maior. Os desafios associados à operação de dutos, no entanto, permanecem enormes. Muitas companhias utilizam o GIS para auxiliar na gestão da operação de seus dutos e alcançar seus objetivos coorporativos. Seja por meio das funcionalidades básicas, aplicações próprias ou de parceiros, a plataforma Esri ArcGIS dispõe de soluções para problemas reais de negócio, incluindo manutenção de dados de cadastro, gestão de integridade e risco, modelagem de vazamentos em terra, ar ou mar, coleta de dados em campo, despacho e ordens de serviços e monitoramento da faixa de servidão.

Transporte e Distribuição

Em um mercado onde as cifras são cada vez mais elevadas, cada detalhe conta. As empresas de O&G têm monitorado seus campos de produção, buscando oportunidades para otimizar a produção e reduzir o tempo das paradas. Muitas empresas têm utilizado o ArcGIS na manutenção e mapeamento dos ativos usados em produção. O ArcGIS permite o tráfego de dados entre o campo e o escritório, facilitando mantê-los sempre atualizados. A análise e o planejamento baseados no GIS permitem avaliar e priorizar a construção e a manutenção de ativos, assegurar conformidade legal e conduzir análises de integridade e riscos. A integração com sistemas de monitoramento da produção permite a obtenção de informações chaves e formar uma visão abrangente e objetiva, que torna mais fácil a compreensão da rotina diária de produção.

Saúde, Meio Ambiente e Segurança

É uma das áreas nas quais a aplicação do GIS cresce e se torna mais crítica dentro da indústria de O&G. Como a história recente tem mostrado, estar preparado para enfrentar acidente envolvendo atividades de E&P, de modo a saber como reagir efetivamente para evitar ou minimizar impactos ambientais, é vital para manter a continuidade dos negócios e a segurança dos trabalhadores. O GIS desempenha um papel central, perfeitamente alinhado aos elevados níveis de exigência demandados atualmente na gestão de SMS dentro das companhias de O&G. A plataforma ArcGIS permite a integração e o gerenciamento de dados, a realização de análises de risco, a captura de dados em campo e o compartilhamento de informações entre os atores envolvidos nas ações de contingência e também com o público. As aplicações de GIS para SMS continuarão a se desenvolver, na medida em que novas regulamentações forem sendo desenvolvidas e em que as agências locais e federais requisitarem mais informações para minimizar os impactos ao meio-ambiente.

Confira a Solução de Inteligência Geográfica para SMS

Saiba mais...

Brochuras:
Petroleum Information management with Esri

ArcNews:
Esri News for Petroleum

Links:
http://www.esri.com/news/arcnews/fall08articles/smooth-dataflow.html
http://www.esri.com/news/arcnews/spring07articles/pakistan-develops.html