GIS e CAD

Tópicos em GIS e CAD

Em suas raízes, CAD e GIS são tecnologias complementares que se relacionaram, em grande parte, de forma independente nos últimos 30 anos. A longo prazo, a Esri desenvolveu uma melhor aproximação que forneceu valores a seus clientes através de melhores conexões entre os sistemas de GIS e CAD.

Nos últimos anos, a Esri focou muitas pesquisas e desenvolvimentos na melhoria de como dados do CAD podem ser usados como conteúdo GIS. O ArcGIS agora oferece ferramentas melhores para sua organização em relação a dados de CAD e um maior e mais efetivo grupo de símbolos de representação de informações de CAD. Ainda, ArcGIS fornece uma ampla gama aceitável de dados de CAD georeferenciados para serem usados em diversos tipos de aplicações e por uma ampla gama de profissionais.

Recentemente, a Esri tem focado na simplificação dos fluxos de trabalho que fornecem conteúdo GIS para usuários de CAD. O plug-in ArcGIS for AutoCad fornece conteúdo GIS através de serviços elegantes que melhor unem a interoperabilidade, onde os designers e outros funcionários podem acessar e usar os serviços Web do GIS através do ArcGIS for Server sem precisar deixar o ambiente do CAD. A Esri está explorando no momento como outros serviços do ArcGIS for Server, como geoprocessamento e serviços de geodados bem como edição na web, podem ser usados dentro do ambiente do AutoCAD e outros softwares de CAD.

A Esri também criou novas especificações de dados, como a especificação de mapeamentos para CAD (MSC), a qual é um método de definição e criação de conteúdo GIS usando arquivos AutoCAD e ArcGIS for AutoCAD. O formato MSC não só deixa os dados de CAD mais compreensíveis como o conteúdo GIS mas também fornece ao funcionário de CAD as maneiras de otimizar informações espaciais e atributos comumente usados por usuários GIS.

Olhando para o futuro, a Esri está trabalhando em explorar completamente o potencial de uso de todos os serviços do ArcGIS for Service e serviços GIS (como geoprocessamento, geodatabase e edição) dentro do AutoCAD ou outro software CAD. Outra área de pesquisa é a otimização de tecnologias como a modelagem de informações (BIM) e 3D GIS. O BIM fornece um dataset bem estruturado que pode ser incorporado com aplicações GIS já existentes para melhorar o gerenciamento de ativos, de respostas a emergências, de propriedades e de projetos de gerenciamento de serviços. Os aplicativos GIS podem também ser usados em comunhão com o GIS 3D para resolver problemas associados com redes 3D, volumes e geometrias complexas.