Newsletter Imagem


Reinvente seu negócio com a Plataforma ArcGIS!

Como dobrar a capacidade operacional de um dos maiores Portos do mundo, sem a possibilidade de expandir fisicamente suas fronteiras? Como gerir a coleta sustentável de insumos para a fabricação de um produto em plena floresta Amazônica sem qualquer conexão com a Internet? Como integrar diferentes órgãos públicos para dar uma resposta rápida na prevenção de desastres? Como ampliar a produtividade agrícola, melhorando a qualidade dos alimentos? 

Estes são alguns desafios de empresas dos mais diversos segmentos de atuação que foram solucionados por uma plataforma tecnológica que traz vida às informações cruciais de qualquer negócio, que se conecta com qualquer sistema corporativo, que integra departamentos por meio da colaboração e que traz insights jamais vistos. Estamos falando de uma nova linguagem das empresas, estamos tratando de Inteligência Geográfica. Mais simplificadamente, estamos falando de um Sistema de Registro de informações confiáveis das empresas que são facilmente visualizadas, exploradas e compartilhadas em forma de mapas, por qualquer pessoa, em qualquer dispositivo, hora e lugar.


Fig. 01


Foi desta maneira que o Porto de Rotterdan se transformou num dos portos mais seguros e eficientes do mundo, que a linha Natura Ekos se tornou referência em manejo florestal sustentável, que a CPRM gerou, em tempo recorde, informação crucial de mais de 800 munícipios brasileiros em áreas de risco e que a Cooperativa de alimentos Cocamar integrou informações de 11,8 mil associados que atuam com a produção de soja, milho, trigo, café e laranja no Brasil. Estamos falando de histórias de sucesso de empresas que se reinventaram com o uso da Plataforma ArcGIS. Todas elas são exemplos que pertencem a um universo de mais de 300.000 empresas e governos em todo mundo que se beneficiam diariamente com a Plataforma ArcGIS da Esri. 

“Precisamos de algo novo, uma plataforma preparada para receber diferentes perfis de usuários, um único ponto de entrada para receber todas as informações do nosso negócio”. Foi assim que Erwin Rademaker, Gerente de Programação do Porto de Rotterdan ajudou sua empresa, criada no século XIV, a redefinir sua própria missão para se tornar o Melhor Porto do Mundo. Sharepoint para armazenar todos os documentos e plantas técnicas, SAP na gestão financeira e ArcGIS no centro de tudo. “Um por todos e todos por um” – comenta o gestor fazendo analogia dos seus 3 principais sistemas de registro corporativo com clássico romance de Alexandre Dumas. O ingrediente final dessa história de sucesso reside na facilidade de uso, “um sistema tão simples e intuitivo que qualquer criança pode usar, assim como um IPhone”. – complementa Erwin em vídeo gravado na última edição do Encontro de Usuários Esri. 

Em termos práticos, estamos trazendo a mesma experiência de uso dos mapas do nosso dia-a-dia para dentro das empresas. Estamos vivendo a Consumerização da Tecnologia da Informação que amplia a produtividade e a colaboração, agora também no mundo corporativo. 

Do cidadão comum ao gestor de um grande governo, de engenheiros especialistas até equipes de venda e profissionais que atuam no campo. A Inteligência Geográfica integra e traz respostas rápidas e precisas para trabalharmos melhor. Graças ao uso da Plataforma ArcGIS, estamos possibilitando que os mapas cheguem a todos departamentos e pessoas dentro de uma organização, uma empresa e um governo. Estamos levando informação oficial, real e relevante para suportar a tomada de decisão e ampliar a produtividade em qualquer tipo de negócio. Estamos falando de uma nova maneira de trabalhar: mais fácil, intuitiva, segura e produtiva. “A Inteligência Geográfica oferece um potencial enorme para transformar os negócios, os governos e o próprio planeta por meio da Geografia e da Tecnologia. Ficamos entusiasmos em fazer parte desse momento e poder efetivamente mudar o mundo”, diz Dorival Junior, Diretor de Marketing da Imagem. 

Esse foi um exemplo de como a Inteligência Geográfica está transformando nosso dia a dia e a rotina das organizações em todo mundo. 

Saiba mais as novidades da Plataforma ArcGIS 10.3. Acesse http://www.img.com.br/arcgis10-3