Newsletter Imagem


Fique por dentro o ArcGIS Pro: a mais nova aplicação da Esri que une funcionalidades 2D e 3D na mesma interface e facilita sua experiência!

O ArcGIS Pro é o mais novo aplicativo da Esri integrado ao ArcGIS for Desktop e faz parte do conjunto de aplicações já existentes: ArcMap, ArcCatalog, ArcScene e ArcGlobe 

A primeira coisa que você pode estar pensando é: “O ArcGIS Pro é o novo ArcMap?” ou ainda “Ele vem para substituir o ArcGIS for Desktop?” 

A resposta é: Não! 

O ArcGIS Pro é uma nova aplicação que vem para complementar a família Desktop. Conheça a seguir as principais características e funcionalidades desta nova aplicação.

O ArcGIS Pro é desenhado para criar e trabalhar com dados espaciais fornecendo ferramentas para exibir, analisar, compilar e compartilhar estes dados de forma rápida e moderna, por meio de uma interface baseada em menus de contexto e fluxos de trabalho simplificados. 

Fig. 01

Figura 1.ArcGIS Pro é parte do conjunto de aplicações já existentes para desktop: 
ArcMap, ArcCatalog, ArcScene e ArcGlobe.


O ArcGIS Pro permite que você crie e visualize mapas 2D e 3D dentro de uma mesma aplicação e os compartilhe com a sua organização e o público em geral, por meio de diversos dispositivos e utilizando todo o potencial da Plataforma ArcGIS.

Construído em 64-bits, o ArcGIS Pro possui um novo motor gráfico, que oferece as mais modernas capacidades de visualização em 3D assim como melhor performance e capacidade de execução de vários processos ao mesmo tempo. 

A aplicação foi desenhada para trabalhar conectada na web, de forma que a informação armazenada online pode ser acessada com a mesma facilidade daquela que é armazenada localmente.  Tudo isto pode ser compartilhado online ou no seu ambiente.

O seu trabalho no ArcGIS Pro é organizado em Projetos. Cada projeto consiste em um arquivo principal com extensão APRX e uma estrutura de pastas definida para armazenar os dados. Essas pastas contêm mapas, layouts, camadas, tabelas, funções, ferramentas e conexões com servidores, bancos de dados, estilos e outras pastas (Figura 2). 

 
Fig. 02
Figura 2. Um projeto contém mapas, layouts, camadas, tabelas, funções, ferramentas e conexões com servidores, bancos de dados, pastas e estilos.



Todos aqueles arquivos que os usuários do ArcGIS for Desktop estão acostumados a trabalhar, podem ser importados para um projeto do ArcGIS Pro, como por exemplo os documentos de mapas do ArcMap (.mxd), ArcScene (.scn) e ArcGlobe (.3dd).

Além disto, a aplicação fornece uma extensa coleção de ferramentas para realizar análise espacial e gestão dos seus dados de uma maneira automática. As ferramentas de geoprocessamento realizam operações em um conjunto de dados e criam outros conjuntos de dados como resultado.

Com uma nova interface, o ArcGIS Pro apresenta e organiza as ferramentas e funcionalidades de forma contextual, o que ajuda a encontrar e usar comandos de maneira eficiente e direta, com um mínimo de cliques. Os ícones utilizados na guia são grandes, permitindo também uma fácil localização das ferramentas. 

A barra contém uma série de seções principais e outras seções que aparecem e desaparecem de acordo com as tarefas que você está executando. Seguem alguns destaques: Projeto (Project), Inserir (Insert), Análise (Analysis), Visualizar (View) e Compartilhar (Share), além da seção Mapa (Map) ou Layout, dependendo do tipo de visualização ativa.

 
Fig. 03
Figura 3. Elementos da interface do ArcGIS Pro.


Mais rápido, moderno e intuitivo, o ArcGIS Pro é uma nova aplicação que une funcionalidades 2D e 3D na mesma interface, que permite a criação de múltiplos layouts de mapas e trabalha com menus baseados em contextos, facilitando muito sua experiência como usuário. 

Saiba mais as novidades da Plataforma ArcGIS 10.3. Acesse http://www.img.com.br/arcgis10-3