Notícias

Notícias - Imagem

19 agosto 2016

Rio de Janeiro conta com nova plataforma de análise criminal

A segurança pública do Rio de Janeiro contará com uma moderna ferramenta de análise baseada na identificação de manchas criminais, o ISPGeo. Considerada uma das políticas de redução da criminalidade mais efetivas do mundo, o monitoramento de manchas criminais demanda uma solução tecnológica que permita a visualização do exato local onde o crime ocorreu, assim como a identificação de características urbanísticas da área. Inicialmente a plataforma será alimentada pela base de dados de registros de ocorrências (RO) da Polícia Civil, que também contará com um novo sistema de mapas para a realização dos RO nas delegacias do estado. Ao longo dos próximos meses, serão integrados ao sistema os registros do serviço 190 da polícia militar e do Disque-Denúncia, assim como outras bases relevantes para o uso policial.

Além da análise de manchas criminais e da identificação das áreas com maior concentração de crimes no estado, o ISPGeo permitirá o acesso a gráficos com séries históricas por tipo de delito, a visualização da evolução dos registros de ocorrência ao longo do mês, a identificação da faixa de hora em que determinado tipo de crime é mais comum em cada região do estado e o acompanhamento dos indicadores do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) da Secretaria de Estado de Segurança. O objetivo principal é facilitar o planejamento operacional das polícias do estado, aperfeiçoando e otimizando a alocação de recursos.

A ferramenta, que está sendo usada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, é administrada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e foi doada à Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) por um grupo de empresários através de uma parceria com o Instituto Igarapé.

O ISPGeo foi destaque no programa Fantástico da Rede Globo, confira reportagem a seguir:

Fonte: Governo do Rio de Janeiro