Notícias

ArcGIS 10.4 está chegando!

15 dezembro 2015

O ArcGIS 10.4 está chegando!


prelancamento-arcgis104

Você que é cliente Imagem e ativo no Programa de Manutenção ArcGIS, prepare-se para mais uma novidade: a versão de pré-lançamento do ArcGIS 10.4 já está disponível exclusivamente para você explorar e testar as novas funcionalidades!

Aproveite esse benefício especial do Programa de Manutenção e fique por dentro da versão 10.4 da Plataforma ArcGIS. Publique pacotes de vector tiles com o ArcGIS Pro 1.2 beta, utilize as novas ferramentas de recuperação de desastres (Disaster Recovery) para seu WebGIS, tenha uma nova experiência ao configurar o Portal for ArcGIS em ambientes de alta disponibilidade e exiba seu conteúdo 3D em projeções planas para projetos de escala local!

Lembre-se: a versão de pré-lançamento é apenas para teste, e por isso, não deve ser utilizada para produção.

Experimente agora mesmo essa novidade! Clique aqui para baixar!

Para antecipar o que vem pela frente, a Imagem preparou um ranking com as principais evoluções na Plataforma ArcGIS na versão 10.4:


Vector Tiles: conheça uma nova forma de visualização

Na mais recente atualização do ArcGIS Online em novembro, a Esri disponibilizou um suporte inicial a um novo formato de camada de mapas para web: o Vector Tile que aponta para um conjunto de cache de vetores atrelados a uma configuração de estilo de exibição que ficam acessíveis diretamente na web. Os Vector Tiles lembram conceitualmente um mosaico de imagens com cache, contudo o que fica armazenado não são imagens, e sim uma representação mais performática do próprio vetor.

A exibição dos vetores contidos nos vector tiles é processado diretamente no lado do cliente, o que permite que uma mesma camada com cache de vetores possa ser reestilizada diretamente pelo usuário final, para se adaptar ao propósito do mapa em questão, oferecendo maior interatividade e dinâmica para criação de representações cartográficas. A combinação da alta performance de carregamento do cache com a capacidade de acessar diretamente o vetor, permite que a exibição se adapte a qualquer resolução de tela, o que é muito útil para garantir uma boa visualização em qualquer dispositivo.  Versões de teste dos mapas base da Esri no formato vector tile já estão disponíveis (clique aqui para conhecer) para serem usados em visualizadores de mapa e podem ser adicionados a sua galeria de mapas base.

Agora, na versão de pré-lançamento do ArcGIS 10.4, pacotes de vector tiles que você criar com o ArcGIS Pro 1.2 beta, poderão ser publicados e servidos com o ArcGIS for Server, incluindo o Portal for ArcGIS, onde eles também poderão ficar hospedados. Os pacotes de vector tile entregam conteúdo cartográfico em um arquivo compacto de formato binário que inclui a geometria e os metadados. Se comparados ao pacote com cache de imagens, os pacotes de vector tile levam menos tempo para serem criados, requerem menos espaço de armazenamento, e podem ser reestilizados para gerar diferentes representações.

Como o ArcGIS Pro 1.2 está atualmente em beta, e para criar e publicar o novo formato vector tiles é necessária à sua utilização, você precisará se inscrever no programa de testes do ArcGIS Pro. Para isso, basta manter-se ativo no Programa de Atualização Esri e ter um usuário nomeado no ArcGIS Online da sua organização.

Convidamos você a experimentar em primeira mão:

- Compartilhe camadas e mapas a partir do ArcGIS Pro 1.2 para o Portal for ArcGIS

- Compartilhe pacotes vector tile criados no ArcGIS Pro 1.2 como uma camada vector tile no Portal for ArcGIS

- Crie e compartilhe camadas com cenas 3D e explorar as melhorias para visualização de cenas 3D

Para se inscrever e testar o ArcGIS Pro, visite o site do ArcGIS Pro 1.2 beta.

Para mais detalhes sobre o que é e como usar os vector tiles, acesse:

Vector Tiles preview

How to Customize Esri Vector Basemaps

Customize Esri Vector Basemap Boundaries and Labels

Understanding Esri Vector Basemap File Structure

Lembramos ainda que desenvolvedores que queiram criar mapas web que utilizam o formato vector tile, basta utilizar a versão 3.15 do ArcGIS API for JavaScript 3.15.


Faça análises espaciais diretamente no visualizador de mapas do Portal for ArcGIS

Nessa versão de pré-lançamento, você verá que o Portal for ArcGIS inclui ferramentas de análise iguais às que você já conhece no ArcGIS Online. Com elas, você poderá quantificar padrões e relacionamentos nos seus dados bem como apresentar os resultados em mapas, tabelas e gráficos. Você irá muito além da simples visualização de mapas, executando análises espaciais fundamentais para obter melhores respostas e tomar decisões mais assertivas.

Essas ferramentas permitem que você sumarize dados, descubra padrões, busque relações de proximidade (buffer, tempo de percurso), calcule densidade de feições de ponto e linha, localize concentração de pontos de incidência, e muito mais. Elas estão disponíveis para membros do Portal for ArcGIS e funcionam com camadas de feições adicionadas a um mapa web, incluindo camadas de anotação do mapa. Para usar qualquer uma dessas ferramentas, vá ao visualizador de mapas e clique no botão ‘Análise’ que fica na barra de menu do mapa. Isso abrirá o painel ‘Executar Análises’ onde você poderá escolher o tipo de análise que deseja usar, especificar os parâmetros e então executar. O resultado é adicionado automaticamente ao mapa. A cada passo é oferecida uma explicação de ajuda para facilitar o seu trabalho.

Você que também já usa o ArcGIS Online, pode ampliar ainda mais o valor das ferramentas de análise do Portal for ArcGIS utilizando o conteúdo geográfico e os serviços do ArcGIS Online tais como GeoEnriquecimento, Serviços de Geocodificação e Roteirização, e muito mais.

Para mais informações e saber como usar as ferramentas de análise, acesse:

What’s New in ArcGIS Online (July 2015)

Visualizing online analysis using 3D web scenes

Create Watersheds and Trace Downstream in your ArcGIS Online web map


Mais aderência as práticas de Governança Corporativa de TI com o ArcGIS for Server e o Portal for ArcGIS

Um dos objetivos principais do ArcGIS 10.4 for Server é ser aderente as demandas de governança corporativa para área de Tecnologia da Informação. Na versão de pré-lançamento, você irá encontrar novas ferramentas que vão garantir a continuidade das suas operações. Muitos de vocês têm requisitos bem específicos para manter a sua infraestrutura GIS rodando, como minimizar riscos de perda de dados e interrupção de serviços, bem como garantir a qualidade dos seus ativos geográficos. Na versão de pré-lançamento do ArcGIS 10.4, você pode explorar novas maneiras de prover um sistema mais resiliente, rápido e escalável para operar em meio a situações de emergência. Essas melhorias incluem uma nova configuração de alta disponibilidade, totalmente simplificada tornando mais fácil garantir a continuidade de suas operações caso algum componente da sua infraestrutura falhar. Você também poderá proteger o Web GIS que implementou com novas ferramentas de recuperação de desastres. Além disso, você poderá ainda criar cópias de segurança e restaurar todo o sistema, incluindo o Portal for ArcGIS e o ArcGIS Data Store, utilizando uma única ferramenta. 

Aproveite agora mesmo a nova versão! Há muitas outras novas ferramentas e funcionalidades te esperando no ArcGIS 10.4.

Fique ligado nos canais de comunicação da Imagem! A medida que nos aproximarmos do lançamento da versão final do ArcGIS 10.4 nos próximos meses, compartilharemos mais novidades com você!

Ainda não está com a licença ArcGIS em dia? Junte-se agora ao Programa de Manutenção ArcGIS

.




.