Notícias

Distribuidoras de energia que abastecem 40% dos consumidores do Brasil se reúnem no Encontro de Usuários do Portal de Gestão Regulatório

28 julho 2016


Na última terça-feira, dia 26 de Julho, aconteceu em Campinas, o V Fórum PGR - Encontro de Usuários do Portal de Gestão Regulatório Imagem, reunindo gestores e executivos representantes das distribuidoras que abastecem 40% do total de consumidores do Brasil (cerca de 32 milhões de Unidades Consumidoras de Eletricidade) e já são usuárias das soluções da Imagem para o setor elétrico.  

No encontro, foram discutidas as evoluções das soluções de Inteligência Geográfica para o atendimento aos comandos regulatórios da ANEEL. Em particular, o grupo discutiu como atender e superar os desafios apresentados diante da criação de um novo módulo nos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica, o Módulo 10, pela ANEEL, agência reguladora do setor, recentemente publicado no Diário Oficial da União.  

“Nossa solução Portal GIS Regulatório é líder de mercado no que se refere ao atendimento desse novo módulo. Nossa equipe vem trabalhando na evolução desta solução muito antes do texto oficial ser publicado, inclusive participamos ativamente no processo de audiência pública iniciado no final de 2014", conta Augusto Carvalho, gestor de portfólio para Utilities da Imagem.

O Módulo 10 visa especificamente a criação de um Sistema de Informação Geográfico Regulatório (SIG-R) a nível nacional. Embora a obrigatoriedade de prestação de informação espacializada sobre as redes e ativos presentes nas redes já existisse pela entrega de informação espacializada por meio do BDGD (Base de Dados Geográfica das Distribuidoras), a criação do módulo 10 reforça a importância dada à informação geográfica pelo órgão regulador do setor. Com ele, a quantidade de informações geográficas que as concessionárias terão de prestar quase dobra, passando a incluir informação de qualidade de serviço e indicadores gerenciais, entre muitas outras. 

"Esse novo comando regulatório passa também a determinar o cálculo de perdas elétricas - técnicas e não-técnicas (vulgo "gato") a partir do SIG-R, e ainda o uso desta informação nos processos de Revisão Tarifária Periódica (RTP) das distribuidoras. Desta forma, o SIG-R passa  a ser o instrumento regulatório que mais informação contém sobre o funcionamento da Distribuição Elétrica no Brasil. É muito gratificante saber que nossos clientes podem se beneficiar com uma solução plenamente aderente à essa nova regulamentação podendo gerir mais estrategicamente seus ativos e redes de distribuição, capturando os incentivos regulatórios a favor de suas empresas", finaliza Carvalho.

Saiba mais sobre as soluções da Imagem para o setor elétrico.