Notícias

Fique por dentro da maior edição do Encontro de usuários Esri que conectou mais de 3.000 pessoas em 20 países

27 setembro 2016

Realizado nos dias 13 e 14 de Setembro, o Encontro de Usuários Esri Brasil 2016 foi recorde de audiência. De maneira inédita, o evento 100% online atingiu uma audiência 2.348 dispositivos conectados em 20 países atingindo mais de 3.000 pessoas. Foram mais de 5 horas de sessão plenária transmitida ao vivo pela Internet gravadas num estúdio de televisão, além de 8 sessões de webinars especializados em diferentes segmentos de mercado, desde seguradoras até governo municipal. O EU Esri apresentou as novidades da Plataforma ArcGIS e contou mesas redondas e cases de sucesso de usuários que são referência em Transformação Digital no país.


“O evento envolveu a maior comunidade GIS dos países de língua portuguesa. O formato online e com transmissão via streaming foi muito bem recebido por nossos usuários e entusiastas por tecnologia de todo o mundo. O evento superou as nossas expectativas”,
comentou Dorival Junior, Diretor de Marketing da Imagem.


A sessão plenária do EU Esri contou com a abertura do diretor-presidente da Imagem, Eneas Brum e seguiu com as palestras de Abimael Cereda Junior, Ciência e Pesquisa da Imagem, e de Cris Cappelli, Diretor Comercial da Esri, sobre a Transformação Digital. Confira os vídeos a seguir:





Além disso, a equipe de Marketing da Imagem apresentou ao longo dos dois dias demonstrativos ao vivo mostrando como a Plataforma ArcGIS interage com os pilares da Transformação Digital: Mobilidade & Apps, Big Data & Analytics, Computação em Nuvem e Social Business.

 

 

Outra atração do evento foram as mesas redondas, nas quais grandes empresas compartilharam seus casos de sucesso. No primeiro debate, a Prefeitura de Londrina, o grupo America Movil e a Cofco Agri falaram sobre a experiência na construção de apps, análise de grandes volumes de dados e melhoria no atendimento aos clientes e cidadãos por meio da Plataforma ArcGIS. 

“Com o geoprocessamento, os técnicos estão começando a perceber que é importante trabalhar bem os dados, deixá-los organizados e prontos. Eu vejo isso com ótimos olhos porque temos grandes retornos e os negócios fluem. Vamos conseguir desenvolver muitas aplicações para a população
 em parceria com a Imagem”, contou  Adilson Nalin, da Prefeitura de Londrina. Para Emerson Porcino da America Móvil, "a Plataforma ArcGIS tem permitido um ganho na velocidade para disseminação das informações, o modelo de publicação e informação estática está a todo tempo disponível para o usuário, o que ajuda nas tomadas de decisões mais rápidas e assertivas”

"O ArcGIS é a plataforma das informações do nosso negócio. Com ele, sabemos onde estamos, cada local, cada fazenda e cada talhão aumentando nossa qualidade e eficiência"
,
compartilhou Rogerio R. Nicola da Cofco Agri.

Na segunda, o
Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DEMAE) e a Companhia de Paranaense de Energia (COPEL) falaram sobre os benefícios que estão obtendo no sentido de melhorar sua gestão e prestar um melhor serviço aos cidadãos. "Começamos o trabalho em 2013 e hoje temos uma realidade que 99,3% dos clientes da cidade foram posicionados no lote da base cartográfica em sua real posição, redes de água e redes de esgoto também. Atualmente, todas as informações estão sendo acessadas pelos servidores do DMAE. Conseguimos aumentar nossa arrecadação e diminuir os custos operacionais, ganhamos duas vezes usando a Plataforma ArcGIS", contou Fernando Neuwald do DMAE. 

“As ferramentas que a Imagem fornece têm nos ajudado bastante na área comercial. Hoje temos aplicativos para cadastro, projeto e planejamento em várias áreas na COPEL”, declarou Geraldo Correa da COPEL.



EU Esri pelo Brasil

Além do conteúdo 100% online, algumas cidades brasileiras hospedaram o EU Esri contando com mesas redondas exclusivas que reuniram usuários referência no uso da Plataforma ArcGIS para Transformação Digital no Brasil.

Um exemplo disso foi Niterói, onde a Imagem promoveu em parceria com a Prefeitura o EU Esri presencial no auditório do Teatro Popular no Caminho Niemayer, um verdadeiro cartão-postal da cidade, reunindo mais de 150 participantes interessados em saber como a Plataforma ArcGIS, tecnologia utilizada por mais de 300.000 empresas em todo mundo, tem auxiliado grandes corporações público e privadas no país a superar seus desafios de negócio relacionados aos pilares da Transformação Digital.

Profissionais de diversas prefeituras, não apenas da cidade de Niterói e do Rio de Janeiro, mas também de municípios vizinhos, além de outras organizações estaduais e federais tais como CPRM, IBGE, INEA e Petrobrás acompanharam o conteúdo que exibiu demonstrações e mesas redondas sobre os benefícios da Plataforma ArcGIS obtidos por diversas empresas nacionais que estão sendo cada vez mais produtivas em seus negócios. Professores e estudantes das universidades do Rio de Janeiro tais como UFF, UFRJ, UERJ, Coppe, PUC e Anhanguera, além de representantes de empresas prestadoras de serviços e parceiras da Imagem também estiveram presentes no encontro.

"Promovemos uma mesa redonda especial sobre Comunidades Inteligentes reunindo as duas maiores cidades do estado do Rio de Janeiro. Sabemos que o engajamento e a colaboração da população é a chave para o sucesso na gestão municipal. Importantes gestores de cidade como Luiz Roberto Arueira, Diretor de Informações da Cidade do Rio de Janeiro, César Barbiero, Secretário da Fazenda do Município de Niterói e José Augusto representando o Dr. Axel Grael, Vice-Prefeito de Niterói, puderam compartilhar essa experiência de sucesso com os participantes do Eu Esri”, conta Lúcio Graça, Diretor da Imagem.

Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o EU Esri aconteceu em conjunto com a Thiws, empresa parceira da Imagem, no Museu de Minérios dentro do Instituto Federal do Rio Grande do Norte reunindo mais de 60 profissionais.



Outra cidade que recebeu o EU Esri foi Vitória. Cerca de 30 profissionais representando a Prefeitura Municipal de Vitória, a Prefeitura de Aracruz, o SEDU, o IFES, a Geobases, a CESAN e os Correios estiveram juntos na prefeitura da cidade
. No primeiro dia, o grupo assistiu as apresentações online e uma palestra sobre a Transformação Digital no Governo Municipal, apresentada pela Keilla Ribeiro e Marcos Fedato da Imagem. Já, no segundo dia, o grupo assistiu a apresentação de Joseanny Pereira, Gerente de Geoprocessamento da Prefeitura de Vitoria, que compartilhou sua experiência sobre o tema "Comunidades Inteligentes: Como Vitória se tornou referência em Gestão Pública com o uso do ArcGIS".


EU Esri nas redes sociais

Profissionais conectados no Brasil e no mundo marcaram presença nas redes sociais promovendo o #EuEsri2016!!!


Conforme anunciado, a Imagem sorteou dois prêmios para os participantes que postaram fotos nas redes com a hashtag do evento. Confira os ganhadores:

Thomaz Xavier, ganhador do GPS Tom Tom


Joseanny Pereira, ganhadora do Smart Wacth Tom Tom


Certificado de Participação

Todos os participantes do evento podem acessar o site www.euesri.com.br/2016 e obter seu certificado de participação digital.