Notícias

Notícias - Imagem

25 maio 2016

caesb-reduzido

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb - foi campeã do prêmio MundoGeo#Connect Latin América 2016, ficando em primeiro lugar na categoria “Utilities”, concorrendo com o projeto “Projeto Atlas: Inteligência Geográfica que Transforma Dados em Conhecimento”. Os vencedores foram conhecidos no dia 11 de maio, em São Paulo, durante o maior evento de geomática e soluções geoespaciais da América Latina.

O 6º MundoGEO#Connect premiou os melhores profissionais e projetos do país, e a Caesb ganhou com o Projeto Atlas, reconhecido pela inovação na integração de sistemas corporativos, que armazenam dados espaciais, informações de operação, manutenção, comercial, ambiental, possibilitando a confecção de mapas, análises geoespaciais, painéis operacionais, soluções GIS Móvel, entre outros. A feira aconteceu entre os dias 10 a 12 de maior no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), mesmo local onde aconteceu a cerimônia de premiação.

Ao todo, foram 100 projetos que concorreram ao prêmio de reconhecimento de melhores práticas e foram avaliados pela área técnica da MundoGeo sob os critérios de inovação, aplicação prática e retorno para a comunidade envolvida.

“Estas integrações de dados e soluções GIS subsidiam as tomadas de decisão gerencial e suportam a geração de modelos hidráulicos que auxiliam na gestão operacional dos sistemas de abastecimento e esgotamento do DF”, conta Carlos Eduardo Machado Pires, da Gerencia de Geoprocessamento da Caesb.

Iniciado em julho de 2013, o Projeto Atlas impulsionou a utilização do GIS na Caesb graças à ampliação do leque de ferramentas e tecnologias de informação geográfica na empresa, o que permitiu a expansão das soluções, serviços e benefícios para toda companhia. A integração de dados corporativos com os Sistemas de Informações Geográficas tem permitido levar o conhecimento geospacial para todos os níveis da Caesb, com atualização em tempo real e mobilidade, pois estas informações estão acessíveis via dispositivos móveis ou via web. 

O Projeto Atlas posicionou a companhia na vanguarda da tecnologia GIS ao implantar e disponibilizar ferramentas de geoanálises, introduzindo inovações na forma de trabalho das áreas, uma vez que os técnicos passaram a pensar espacialmente e a utilizar a análise espacial para desempenhar e otimizar suas atividades.

A Caesb é usuária da Plataforma ArcGIS, utilizada em todo mundo por mais de 300.000 organizações. Graças à parceria com a Imagem, distribuidor oficial da tecnologia no Brasil, a companhia tem conquistado excelentes resultados em sua gestão e operação.

Saiba mais sobre as soluções de Inteligência Geográfica para Saneamento.