Casos de Sucesso

Acesso ao cadastro das redes de distribuição e transmissão da Coelba estão disponíveis para todos colaboradores da Coelba

16 fevereiro 2016

O cenário

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que faz parte do grupo Neoenergia, composto também pelas empresas Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) e Cosern (Companhia Energética do Rio Grande do Norte), e atende mais de 5,6 milhões clientes no Estado baiano, criou o aplicativo online, GSE Web (Gestão do Sistema Elétrico), para facilitar consultas e acesso dos seus colaboradores aos dados geográficos do sistema de energia elétrica. 

A solução e seus benefícios


Desenvolvido pela empresa Imagem, o app, lançado no final de fevereiro deste ano, possibilitou a descentralização dos dados da Coelba, que antes ficavam restritos aos técnicos da unidade de Mapeamento e Cadastros da empresa, os quais eram os únicos que possuíam conhecimento para lidar com os sistemas geográficos da companhia.

Além de expandir o acesso via dispositivos móveis e desktops a qualquer usuário que esteja conectado à rede interna da Coelba, tornando mais ágil as consultas do cadastro de redes de distribuição e transmissão de energia, o aplicativo também permite mais facilidade para elaborar mapas e obter dados geográficos, mesmo para quem não tem conhecimentos específicos em GIS.

A descentralização das informações também possibilitou otimizar o trabalho da equipe de mapeamento, que frequentemente recebia solicitações de geração de mapas pequenos, com áreas específicas para um ou outro tipo de análise. “Agora, os usuários podem ter acesso direto a esses dados e fazer consultas e pequenas análises através de mapas e imagens de satélite, sem a necessidade de envolver a equipe de mapeamento”, afirma Vandson Bonfim Santos, engenheiro de produção na unidade de Mapeamento e Cadastro da Coelba.

Desenhado sobre os módulos da plataforma ArcGIS, o aplicativo possui também um portal que reúne todas as informações do GSE, e pode ser acessado tanto via dispositivos móveis quanto desktops. “Com isso, desafogamos os servidores da companhia de pedidos para consultas de dados, tornando a vida do usuário e do time de suporte mais fácil. Agora, com o aplicativo e o portal de informações, podemos concentrar nossos recursos no que realmente interessa, que é prestar o melhor atendimento aos consumidores”, destaca Santos. 

A visão de futuro


Para o futuro, o engenheiro aponta que a expectativa é aprimorar a estrutura dos ambientes de TI das empresas que formam a Neoenergia para implantar o aplicativo nas três companhias. “Estamos satisfeitos com o trabalho da Imagem, e agora teremos que trabalhar juntos mais do que nunca, pois as demandas chegam com mais força a partir do momento em que os usuários passam a usar as ferramentas de consulta e conhecer todas as funcionalidades”.

Segundo o executivo, o projeto, que já está atendendo todas as áreas da Coelba, será expandido para as três empresas do grupo, por isso deve oferecer uma tecnologia robusta para suportar o volume de trabalho. “Em um mercado como o de distribuição de energia, onde os fatores geográficos têm grande impacto no entendimento de processos críticos, como manutenção, conservação e expansão de linhas de distribuição, contar com tecnologias de grande potencial é um fator primordial e a Imagem tem atendido nossas expectativas nesse sentido”, conclui.


Fill out my online form.