Casos de Sucesso

Lopes consegue prever em até 90% a área de influência de um empreendimento antes do seu lançamento

12 fevereiro 2016

Cenário

A Lopes, maior empresa de soluções integradas de intermediação, consultoria e promoção de financiamentos de imóveis do Brasil, vem utilizando, desde 2005, a tecnologia de inteligência geográfica da Imagem – líder no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) – aplicada à área de inteligência de mercado. Investimentos com licença de software, base geográfica e colaboradores duraram cerca de oito anos, desde o início da implantação.

A Lopes, maior empresa de soluções integradas de intermediação, consultoria e promoção de financiamentos de imóveis do Brasil, vem utilizando, desde 2005, a tecnologia de inteligência geográfica da Imagem – líder no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) – aplicada à área de inteligência de mercado. Investimentos com licença de software, base geográfica e colaboradores duraram cerca de oito anos, desde o início da implantação.

Antes do uso de aplicações de geotecnologia, o quadro de negócio da Lopes tinha como base o vasto conhecimento mercadológico dos diretores em determinadas regiões para gerar análises de desenvolvimento de futuros projetos. Entretanto, os avanços do mercado exigiram maior precisão nas informações estratégicas.

“Com a profissionalização do setor, aquecimento do mercado e aumento da concorrência, houve a necessidade da elaboração de estudos mais específicos baseados em dados qualitativos e quantitativos”, explica Willian Rosalen, coordenador de GIS e Inteligência de Mercado da Lopes. Ele completa ainda que “Como o tema localização é essencial para o mercado imobiliário, o Geomarketing foi fundamental para evolução destes estudos”.

Atualmente, a aplicação GIS está centralizada em São Paulo no departamento de Inteligência de Mercado e atende a operação da Lopes em 10 estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Ceará - além do Distrito Federal.



Solução

A escolha da fornecedora da aplicação GIS foi realizada com base em critérios que avaliaram desempenho, assistência técnica, preço, interface amigável e layout dos mapas que a ferramenta apresenta.

“Julgamos que o ArcGIS - Imagem seria o sistema mais adequado – principalmente pelo layout –, uma vez que suas funcionalidades se sobressaem quando comparado a outras empresas do mercado”, afirma Rosalen.

Contratada como fornecedor dos serviços de geotecnologia, a Imagem atua no licenciamento, implantação e suporte dos softwares da Esri (empresa norte americana líder mundial no mercado de GIS e representada no Brasil com exclusividade pela Imagem) e a consolidação das bases de dados geográficos, além de oferecer conhecimentos técnicos sobre a Lopes utiliza Sistema de Informação Geográfica como ferramenta estratégica na área de Inteligência de Mercado tecnologia GIS aos profissionais da Lopes por meio de treinamento.

“O GIS aplicado ao negócio da Lopes possibilita análises mais precisas e auxilia nas estratégias para o ciclo que envolve compra de terreno e estudos para definir o melhor projeto durante as inaugurações, vendas e também no pós-venda”, explica Paulo Simão, Gerente do Setor de Negócios da Imagem.



Resultados:

Entre os principais resultados alcançados destacam-se a velocidade no acesso às informações e a assertividade que a geotecnologia proporciona nos diagnósticos. Esse fator se deve aos recursos de geoprocessamento que permitem – por meio do banco de dados reunido ao longo de 73 anos da empresa – prever em até 90% a área de influência de um empreendimento antes do seu lançamento. Além disso, é possível mapear parceiros, concorrentes e compradores em potencial, entre outras informações.

“A Lopes vai além da intermediação de vendas, enquanto imobiliária. Nosso grande diferencial é oferecer um serviço de consultoria do produto onde o incorporador pode contar com nossa inteligência de mercado aliada à geotecnologia, além de intermediar o empreendimento”, diz Rosalen. Como consequência, os benefícios estendem-se para incorporadores e clientes finais.

“No ano de 2012, mais de 210 empreendimentos imobiliários – aproximadamente 80 incorporadores – contaram com análises de geoprocessamento em suas estratégias de lançamento e vendas. Outro indicador importante para mensurar o resultado positivo do projeto é que no mesmo ano a aplicação GIS colaborou para produzir mais de 2400 mapas com inúmeras análises em todos os 11 estados em que a Lopes tem operações”, pontua Rosalen.

A empresa ainda conta com um serviço (a partir de um mapeamento integrado e geocolaboração da clientela da Lopes) em seu site que permite ao cliente final inserir o cep de seu imóvel e saber a média de valor por metro quadrado, serviço anteriormente realizado apenas mediante visita e avaliação de um consultor.

Embora a ferramenta não substitua o profissional nessa etapa, agrega qualidade nos serviços por servir como filtro que agiliza o processo e direciona o cliente, evitando custos.



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