Casos de Sucesso

Dados mais acessíveis e transparentes para o setor energético nacional

29 julho 2016

Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a EPE é responsável por subsidiar o planejamento do setor energético no Brasil. Com o intuito de melhorar estudos críticos e planejamento da rede elétrica do país, a EPE reuniu num único sistema Web, o Portal Webmap, bases de dados e mapas que contém informações georreferenciadas sobre o sistema energético existente e planejado,  disponibilizando informações atualizadas do setor para toda sociedade.

O que é o portal?

O portal tem como objetivo facilitar a geração e a compreensão de mapas e estudos críticos do setor energético em todo o território nacional, ao integrar informações sob responsabilidade de diversos departamentos em um único ambiente web. O projeto também visa simplificar o grande volume de informações do setor energético para disponibilizá-las à população, atendendo à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011, regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.724/2012), por meio de mecanismos como o portal WebMap EPE, do Plano Decenal de Expansão de Energia, do Plano Nacional de Energia, entre outros.

O portal foi desenvolvido sob a Plataforma ArcGIS da Esri, líder global em Sistemas de Informações Geográficas e representada no Brasil pela Imagem.

Como a EPE utiliza a Plataforma ArcGIS?


Usuária da plataforma ArcGIS desde 2006, a EPE utilizava a Inteligência Geográfica apenas para uso interno e não integrado, conta Rodrigo Vellardo Guimarães, Analista de Pesquisa Energética da Superintendência de Meio Ambiente.  Atualmente, a companhia evoluiu seu uso com aplicativos para criação de dados, edição e geoprocessamento bem como elaboração de mapas web interativos que respondem aos comandos dos usuários, para busca de empreendimentos, por exemplo.

Uma dessas aplicações visa disponibilizar informações de diversas bases, tais como IBGE, Ministério de Meio Ambiente, Funai e outras, de maneira mais fácil, abrangente e integrada em um único sistema conectado à Internet para uso interno da empresa, equipes de campo e para o público em geral.

O uso da Inteligência Geográfica também permite às áreas da EPE obterem o conhecimento sobre, por exemplo, o relevo, o tamanho da área ou tipo de solo de determinada localidade por meio de dados secundários georreferenciados, o que diminui o número de idas ao campo, aumenta a eficiência operacional do órgão e facilita o processo decisório. 


Como a população interage com o Portal?

O Portal WebMap EPE permite ao cidadão comum fazer consultas, visualizar com detalhes a cadeia de geração e transmissão de energia no país, assim como o andamento dos empreendimentos de energia.

Com mais esta iniciativa, a EPE reafirma seu comprometimento com a comunicação de informação de relevante interesse público, reforçando a transparência de suas ações perante a sociedade.

Com o portal é possível localizar as usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e solares, as linhas de transmissão e subestações, os campos de petróleo e gás, os gasodutos e as unidades de biocombustíveis espalhadas pelo território nacional. 

 


Fill out my online form.