Casos de Sucesso

Copel melhora atendimento ao cliente

30 março 2016

Uso da geotecnologia permite ampliar o número de serviços comerciais e emergenciais, e aumentar a produtividade das equipes em campo


O cenário

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) expandiu recentemente o seu uso da plataforma ArcGIS. Para otimizar a execução de serviços comerciais e emergenciais, o despacho das equipes de campo em todo o Paraná passou a ser feito por meio do planejamento de rotas que utiliza  mapas e monitora em tempo real o trabalho das equipes. O ArcGIS é distribuído com exclusividade no Brasil pela empresa Imagem.

O histórico

Antes de utilizar a Inteligência Geográfica, a empresa enfrentava dificuldades no acompanhamento dos serviços de rotas, bem como em questões de prazo de execução e deslocamento de equipes. “Equipes diferentes eram chamadas para realizar trabalhos em locais próximos, ou ainda, a mesma equipe realizava deslocamentos para locais muito afastados, o que atrasava a execução de um serviço. Com a ferramenta atual, não sofremos mais com esse problema”, afirma Sérgio Lima, supervisor da equipe de Desenvolvimento de Sistemas de Geoprocessamento da Copel Distribuição. 

A solução

A solução foi implantada no segundo semestre de 2015, permitindo à Copel definir a sequência de tarefas diárias das equipes, assim como estabelecer as melhores rotas para que as atividades sejam concluídas dentro dos prazos planejados. A solução considera fatores como especialidade e limitações de cada equipe, tempo de execução padrão de cada atividade de campo, prazo de execução dos serviços e o percurso a ser realizado de forma que cada equipe possa fazer o máximo de serviços na rota definida.

Além de possibilitar melhor suporte às equipes de campo, o sistema de gestão está integrado aos demais sistemas da  Copel pela plataforma ArcGIS o que  tem proporcionado resultados significativos na otimização dos serviços prestados. “Com a ferramenta, aumentamos o número de serviços comerciais atendidos no prazo e diminuímos a duração das interrupções na rede de distribuição em razão de mais equipes atenderem aos serviços emergenciais. Além disso, ganhamos em produtividade e diminuímos o tempo de deslocamento dos funcionários”, destaca Lima.

A solução utilizada pela Companhia é formada pelos módulos ArcGIS Server, ArcGIS Desktop e a extensão Network Analyst. Operando juntos, estes componentes beneficiam três áreas da Copel: os centros de operação de distribuição – responsáveis pelo despacho de equipes de campo para manutenção e reestabelecimento de energia em situações de contingência; a área de serviço comercial – responsável pela ligação de novos consumidores, corte e religação de consumidores inadimplentes; e as agências de atendimento – local no qual as equipes estão situadas e que gerenciam os fluxos de trabalho.

Visão de futuro

Em um futuro próximo, a expectativa da empresa é ampliar o escopo de serviços com a Inteligência Geográfica e passar a utilizar dados em 3D para a realização de estudos e auxílio na tomada de decisão.  


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