Casos de Sucesso

Cenibra reduz custos de produção e tempo dos profissionais em campo

12 fevereiro 2016

Cenibra adota Inteligência Geográfica para gestão florestal


Conhecer as demandas que podem melhorar os processos no setor agrícola é uma das premissas para gerir os negócios no campo de forma assertiva. Pensando nisso, a Cenibra (Celulose Nipo-Brasileira S/A), empresa especializada na produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, com sede em Minas Gerais, implantou a plataforma ArcGIS, distribuída no Brasil pela Imagem, empresa líder no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), para mapear suas propriedades e gerenciar a colheita florestal.

A iniciativa, que teve início em 2005, envolve todo o processo de colheita, silvicultura de precisão, meio ambiente, gestão e planejamento florestal, e geoprocessamento da empresa, e trouxe mudanças significativas no dia a dia dos gestores rurais. Segundo Emanuel Elidio, Engenheiro Civil na Cenibra, a migração do software CAD para a plataforma ArcGIS possibilitou uma melhor gestão do manejo florestal e uma base cartográfica mais consistente e sólida.

“No cenário anterior os mapas eram feitos com menor agilidade e maior nível de erros, implicando em muito retrabalho. Com o uso do ArcGIS temos acesso às informações atualizadas em tempo real, reduzimos os custos de produção e o tempo de profissionais no campo, além de agilizarmos a tomada de decisão”, afirma.

Para Elidio, um dos grandes desafios superados na implantação do GIS foi a condição geográfica da Cenibra, localizada em uma área acidentada. “A expertise da Imagem, referência no mercado de GIS corporativo, nos permitiu agilizar o planejamento florestal, de modo a identificar as condições de florestas plantadas, fazer a modelagem de estradas, replanejar estradas, conhecer o relevo por meio de imagens em alta definição via processamento LiDAR (tecnologia de sensoriamento remoto que permite a visualização de mapas tridimensionais), feito na plataforma ArcGIS Desktop”, conclui.

Para 2016, a empresa planeja continuar buscando tecnologias que visam aprimorar os processos de gestão florestal. 

Saiba mais sobre as soluções da Imagem para o setor florestal.


Fill out my online form.