Casos de Sucesso

Berneck acelera análise de dados colhidos em campo, melhorando as decisões e o processo de culturas de precisão

9 dezembro 2015

O cenário antes do projeto

A Berneck, empresa paranaense que é referência nacional em painéis MDP, MDF, HDF e Madeira Serrada de Pinus e Teca – e que possui áreas de cultivo florestal e unidades fabris no PR, SC e MT, implantou a Plataforma ArcGIS, distribuída no Brasil pela Imagem, para sair do analógico e partir para o mapeamento digital de suas propriedades, acelerando a análise de dados colhidos em campo, aprimorando as tomadas de decisões gerenciais e jurídicas, e melhorando o processo de culturas de precisão. Tudo isso por meio do compartilhamento e uso da mobilidade adquirido com a ferramenta.


O projeto

Inicialmente utilizada para migrar os mapas e dados geográficos do papel para computadores e dispositivos móveis, com o objetivo de facilitar o envio de informações para os gestores e técnicos, e para a criação de um banco de dados digitalizados da produção, a Berneck identificou, ao longo da utilização da solução, que a Inteligência Geografia poderia ser aplicada para outras finalidades. “Percebemos que tendo as informações em mãos, de forma ágil e confiável, poderíamos ir além do que já estávamos fazendo”, afirma Leonel Schunig, supervisor de geoprocessamento da Berneck. Segundo o qual, o maior ganho obtido com a ferramenta é a agilidade na troca das informações.

A tecnologia móvel

“Com a tecnologia móvel, coletamos dados em todas as etapas do cultivo, desde o plantio, passando pela colheita, silvicultura e manutenção da floresta, e a aplicamos esses dados para elaborar planos de estruturação das propriedades, como construção de estradas novas, por exemplo. Além de servir como base para relatórios ambientais, uma preocupação constante da empresa”, aponta Schunig. A Berneck possui equipes para levantamento de informações em campo, munidas de aparelhos GPS de alta precisão e tablets, para coletar novos dados, checar e enviar informações no sistema, e visualizar os mapas criados, em tempo bem próximo do real.


O cenário atual

Mas de acordo com Leonel, no começo, nem tudo foi fácil. “Quando a companhia decidiu que implantaria o ArcGIS Online, em um primeiro momento, muita gente duvidou. Mas com o tempo, e muita insistência, todos aderiram à solução e agora não querem saber de outra ferramenta. A coisa cresceu tanto, que tiveram de contratar mais técnicos em GIS para atender a demanda”, comenta. Atualmente, a Berneck utiliza os dados de Inteligência Geográfica até para fins jurídicos, como por exemplo, em demonstrar alterações ambientais, demandas funciárias, entre outros casos.

3D Analytics

A última aquisição da empresa em relação à Plataforma ArcGIS foi a implantação do módulo 3D Analytics, com o objetivo de facilitar a elaboração e visualização de informações do CAR (Cadastro Ambiental Rural) – que consiste desde o levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, para efetivar um diagnóstico ambiental, formando uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico das áreas de produção da empresa. E também na elaboração de mapas mais detalhados para implantação de estradas. “A grande sacada neste projeto foi perceber que poderíamos trabalhara questão de estradas com as tecnologias de GIS. O ArcGIS Online já havia se mostrado fundamental para esta tarefa, com ótimos resultados em testes realizados por nós, e com o 3D vamos melhorar ainda mais este processo”, comemora Schuning.

Mas, para o supervisor de geoprocessamento, o mais importante foi que a adoção da Inteligência Geográfica mostrou que mesmo uma organização sólida pode mudar a maneira como encara a inovação, apesar de atuar em um setor conservador como é o florestal. “Hoje temos muito mais precisão em nossos procedimentos internos e externos, agregamos valor aos processos que antes eram usados para registrar informações e começamos a utilizá-los para planejar ações futuras, e aprimoramos a colaboração entre diferentes áreas da companhia. Com isso, alcançamos melhores resultados finais e nossa expectativa é continuar nesse caminho”, finaliza.


Fill out my online form.