Casos de Sucesso

Decisões mais rápidas e melhores na Barrick Gold

12 fevereiro 2016

Portal Baseado em GIS Oferece Acesso aos Dados de Forma Global e Segura


A Barrick Gold Corporation é a maior empresa de mineração de ouro do mundo, com um portfólio de 27 minas em operação. Recentemente foi nomeada para a lista Global 100, composta pelas empresas mais sustáveis a nível global. A Barrick emprega mais de 20.000 pessoas e possui projetos de exploração e desenvolvimento ao redor de todo o mundo. Foi estimado que a empresa possui mais de 100 terabytes de dados geológicos, além de dados geoquímicos, geofísicos e de sensoriamento remoto obtidos ao longo de mais de 100 anos pelas empresas adquiridas.

Apesar de ter desenvolvido e implementado uma Gestão de Dados Espaciais (GDE) eficiente, o processo estava voltado fundamentalmente para os profissionais técnicos com licenças do ArcGIS for Desktop. Por ser uma empresa de mineração, existia um grupo de pessoas muito maior que precisava de acesso aos dados espaciais da empresa para tomar decisões mais fundamentadas. Isso levou à organização a procurar uma solução complementar para expandir o acesso aos dados espaciais.




“Embora tenhamos um grande grupo de usuários de tecnologia e mais de 500 licenças desktop, existem outras pessoas dentro da organização que não possuem esse tipo de licença, mas que requerem acesso rápido aos dados”, disse Iain Allen, Gerente Sênior de GIS da Barrick Gold. “Consideramos que seriamos capazes de tomar decisões mais rápidas e melhores se esse grupo de pessoas tivesse acesso à informação espacial relevante”. Para expandir o acesso ao volume crescente de dados catalogados gerados pelo processo de GDE, a Barrick implementou o ArcGIS Online e criou o Portal de Mapas Online da Barrick.


Acesso global a dados acumulados ao longo de um século

Para alavancar o processo de GDE, a Barrick completou os metadados de mais de 100.000 conjuntos de dados, uma ação necessária para adicionar esses dados ao seu Catálogo de Dados Globais. É utilizado um editor de metadados personalizado para completar os metadados; os MXDs são publicados para file geodatabases que são armazenados em um repositório MXD na rede. Todas as noites, um robô realiza a coleta de metadados e os adiciona no Catálogo de Dados Globais. Isso permite que os dados, que agora ficam disponíveis na rede da Barrick, possam ser pesquisados e utilizados assim que um projeto for concluído.

Em seguida, os conjuntos de dados selecionados são disponibilizados como serviços web publicados no ArcGIS Online. Os serviços podem ser criados a partir de praticamente qualquer conjunto de dados espaciais - vetorial ou raster - incluindo dados de geologia, geofísica, geoquímica, estruturas, perfurações e monitoramento ambiental.

Através do Portal de Mapas Online da Barrick, os dados próprios podem ser combinados com uma grande coleção de mapas base online. Os aplicativos web também são disponibilizados através do Portal, incluindo o Catálogo de Dados Global e o Banco de Dados de Depósitos Globais, os quais no passado eram aplicativos isolados. As compilações de dados específicos permitem que os funcionários acesses diretamente os dados que são mais vitais para seus trabalhos.




“Por meio da plataforma baseada em nuvem, fomos capazes de terceirizar a maior parte do esforço administrativo, e tornamos acessíveis para um público muito mais amplo os dados espaciais, sem aumentar a carga de trabalho no departamento de TI, que é muito ocupado”, disse Iain.

Ao abrir um navegador de internet, os gerentes agora podem realizar definições críticas, tais como: Qual é o nosso risco de biodiversidade a nível global? Quantas áreas temos em todo o mundo nas diferentes fases de exploração? Os tomadores de decisão podem interagir com os dados e obter uma melhor compreensão das questões globais.

Quando ocorrem expansões nos locais das minas, os dados da infraestrutura relevante podem ser integrados em mapas web interativos, incluindo, por exemplo, imagens de satélite, geologia, áreas protegidas, redes de estradas e cidades. Esses mapas podem ser referenciados para analisar as mudanças no tempo e monitorar a atividade “do lado de fora da cerca”; como os locais de minas nos países em desenvolvimento geralmente atraem grande número de pessoas, o acompanhamento do crescimento e da distribuição dessa população é importante no caso de uma expansão.


Assegurando a confidencialidade

Para garantir a conformidade com as políticas organizacionais, o ArcGIS Online permite que a Barrick hospede os dados atrás do firewall enquanto hospeda a interface do usuário na nuvem. As funcionalidades de publicação estão restritas a um pequeno grupo de pessoas, geralmente especialistas em GIS, ou ao gerente de gestão de dados espaciais em cada local ou escritório. Esses especialistas criam e publicam pacotes de dados específicos em torno dos projetos em andamento e restringem o acesso aos dados para os usuários pertinentes por meio da criação de grupos no ArcGIS Online. Dessa forma, a informação estratégica sempre permanece confidencial.

“A capacidade de manter a privacidade dos dados é essencial devido à quantidade de informações confidenciais que é compartilhada entre os usuários,” disse Iain. “Os recursos de segurança dentro do ArcGIS Online nos permitem, por exemplo, garantir que apenas os usuários específicos de um determinado local da mina tenham acesso às informações”.

Planos para o futuro

Além de criar pacotes de dados específicos para o site, a Barrick planeja potencializar o uso da plataforma na nuvem para criar um mapa de deslocamento seguro para todas suas minas ao longo mundo. O mapa exibirá os fatores de risco para cada local, incluindo questões de instabilidade política, terremotos, tsunamis, tufões e outras ameaças.
Os fatores de risco específicos dos locais serão desenhados a partir de uma planilha gerida pela equipe de Segurança e as alterações serão refletidas automaticamente no mapa, proporcionando aos usuários visão atualizada das questões relacionadas com a segurança.

Os planos futuros incluem também a utilização do modelo de Comparação de Mapas dentro do ArcGIS Online para permitir aos usuários visualizar um conjunto de dados relativos a vários locais de mineração em múltiplas telas. A Barrick também tem planos para conectar seu catálogo de dados diretamente com o ArcGIS Online para que os dados possam ser pesquisados na nuvem usando palavras-chave de metadados.

Saiba mais sobre as soluções da Imagem para Mineração.



Contato

Preencha o formulário para receber um contato da nossa equipe. Temos especialistas na indústria que lhe ajudarão a conhecer mais sobre como solucionar os problemas e agregar valor com o ArcGIS para Mineração.

Fill out my online form.