Bart
mais cases
Novo Hamburgo
mais cases

Transformação Digital do Setor Florestal

A plataforma ArcGIS aplicada ao setor Florestal, permite a integração dos processos de
planejamento às operações de campo, permitindo o monitoramento de áreas em tempo
real, reduzindo o ciclo de disponibilidade das informações para tomada de decisão.


Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. É também a única do país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff. Empresa brasileira, fundada em 1899, possui atualmente 18 unidades industriais (17 no Brasil, em oito estados, e uma na Argentina). Pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico – sistema que mescla matas nativas preservadas com florestas plantadas de pínus e eucalipto –, a companhia possui 229 mil hectares plantados com pínus e eucalipto e 214 mil hectares de matas nativas preservadas.

A nossa experiência nesse primeiro ano nos dá convicção que os ganhos com redução de
deslocamento de pessoal, aproveitamento de área útil e monitoramento de silvicultura serão de
vários milhões por ano, a medida que explorarmos todo o potencial da plataforma ArcGIS.

Claudio Ortolan,
Gerente de Planejamento Florestal - Klabin

O Desafio

Monitorar e cuidar de aproximadamente 500 mil hectares de florestas em três estados, otimizando a produção e as operações em campo para minimizar riscos e custos. Como monitorar cada árvore como se fosse única, desde o momento do plantio da muda até sua colheita, garantindo a disponibilidade e a qualidade da matéria-prima para a produção de celulose e papel?

A Solução

A aplicação da inteligência geográfica, através da Plataforma ArcGIS, possibilita a integração de vários tipos de informações e processos, disponibilizando de forma simples informações de planejamento, plantio, monitoramento e colheita, auxiliando na identificação de florestas plantadas, no monitoramento remoto da floresta, na automação dos processos de coleta de dados em campo, possibilitando o acompanhamento das operações a partir de dashboards gerenciais e permitindo identificar geograficamente e no tempo adequado os desvios de operação.

Benefícios

Aproveitamento de área útil: redução do tempo para identificação de florestas plantadas em 50%.

Redução de deslocamento de pessoal em campo.

Economia em torno de 1 milhão de reais apenas no primeiro ano de uso das aplicações de mobilidade e monitoramento remoto das Florestas a partir da plataforma ArcGIS.

Identificação das anomalias do produto em poucas horas (antes durava semanas), resultando em um processo de alta qualidade e performance.

Características

Integração do software ERP com solução de monitoramento por imagens de satélites, para identificação da real existência e localização geográfica do estoque de madeira em campo.

Coleta de dados em campo através de aplicações e formulários digitais integrados a Plataforma ArcGIS.

Classificação dos gêneros florestais, idades e distâncias entre florestas, além do acesso a informações em tempo real pelos colaboradores.

Identificação da localização geográfica das operações em campo, possibilitando o melhor gerenciamento das operações e a aplicação das boas práticas de manejo.

Aplicações Utilizadas

Aplicações ArcGIS

ArcGIS Desktop

ArcMap

ArcGIS Pro

ArcGIS Online

Aplicações ArcGIS

Aplicativos do ArcGIS

Collector

Operations Dashboard

Survey123

WebMap

Aplicações ArcGIS

ArcGIS Enterprise

Server

Image Server

Portal for ArcGIS

Assista outros Casos de Sucesso

Aplicações ArcGIS

Agronegócio

Usina São Manoel

Aplicações ArcGIS

Saneamento

CAESB-DF

Aplicações ArcGIS

Governo

Prefeitura do Rio

Aplicações ArcGIS

Defesa Civil

Manaus

Aplicações ArcGIS

Engenharia

CREA-GO