ArcGIS para Prefeituras

GIS para Gestão Municipal


Vários são os desafios enfrentados pelos Governos Municipais. As prefeituras trabalham com orçamento apertado e enfrentam problemas crescentes. A chave para uma administração eficiente é a disponibilidade de informações precisas e corretas.

A grande maioria das informações necessárias para uma boa gestão administrativa na prefeitura tem relação com a posição geográfica ou o local. Desta forma, podemos usar tecnologias de geoprocessamento e Inteligência Geográfica, bem como uma base de informações georreferenciadas como ferramenta de gestão essencial para a tomada de decisão precisa e correta, proporcionando ao cidadão serviços de melhor qualidade e com transparência.

Civitas

 

Democratização da Informação
Quais os meios para informar?
Como desenvolver padrões de documentação e
interoperabilidade dos dados geoespaciais?
Como estruturar bases de gestão de conhecimento?
Como dar acesso as informações com segurança?

Os gestores públicos geralmente gastam um bom tempo e recursos gerando e fornecendo informações sobre serviços oferecidos pela gestão municipal.

Com Inteligência Geográfica é possível disponibilizar essas informações on-line, fácil de usar e com mais valor para os cidadãos - ligando tudo a um lugar específico.

Cidadãos podem através de seu endereço encontrar a escola mais próxima, a unidade de saúde com a especialidade desejada mais acessível, o ponto de ônibus mais próximo, eles podem verificar quando a coleta de lixo ocorre e várias outras informações sobre os serviços municipais podem ser facilmente divulgadas e encontradas.

As informações ficam acessíveis também para todas as secretarias e departamentos, facilitando assim a tomada de decisão em todos os departamentos,

A informação acessível a todos auxilia no Planejamento Estratégico, no Engajamento com o cidadão e na gestão da mobilidade Urbana, criando assim, uma estrutura sólida para uma Administração Eficiente.


Mobilidade Urbana
Mobilidade
  • Como gerenciar a distância e a rota dos alunos até a escola?
  • Como planejar a expansão do transporte público com visão social, ambiental e de saúde pública?
  • Como e onde os modais se integram?
  • Tenho acessibilidade em todo o município?
  • Como posso monitorar as ocorrências que interferem no trânsito da cidade?
  • O transporte público atende todo o município?
Mobilidade Urbana A Mobilidade Urbana pode ser planejada e monitorada com Inteligência Geográfica. É possível integrar os dados das diversas secretaria e departamentos, gerando assim, um mapa cadastral completo, que subsidie o planejamento e as tomadas de decisão.

A partir destes dados é possível realizar análises espaciais que representem a extensão atendida pelo transporte público, a região onde o transporte público é mais utilizado, as áreas onde os modais se integram ou onde eles precisam de integração, onde estão as principais ocorrências e/ou interferências no trânsito.

Com essas análises é possível planejar a extensão urbana levando em consideração os aspectos sociais, ambientais e de saúde pública.

É possível monitorar as ocorrências em tempo real e tomar ações rápidas.

É possível também disponibilizar informações sobre os modais em um portal para o cidadão.


Engajamento do Cidadão
  • Como aumentar a participação do cidadão nos sistemas de
    tomadas de decisão?
  • Como dar transparência e visibilidade aos processos da prefeitura?
  • Como ter respostas rápidas?
  • Como medir a satisfação do cidadão com os serviços públicos
    oferecidos pelo município?
  • Como promover colaboração entre governo e sociedade?

A Inteligência Geográfica pode ajudar o governo cumprir os seus deveres de transparência e incentivar os cidadãos a participar com mais freqüência e de forma mais ativa.

Através de um portal de colaboração é possível promover a colaboração entre governo e cidadão.

O cidadão interage com a gestão municipal, apontando necessidades e ações de melhorias, contribuindo assim com as tomadas de decisão, usando seu celular ou qualquer dispositivo com acesso a internet.

O gestor pode medir a satisfação do cidadão, analisar as prioridades e oferecer respostas mais rápidas.


Eficiência Administrativa
  • Como posso otimizar os fluxos de trabalho da prefeitura?
  • Como criar ações coordenadas que contemplem o governo, empresas, universidades, instituições de pesquisas, centros tecnológicos e população?
  • Como analisar a eficiência dos serviços públicos?
  • Como modernizar a gestão pública?
  • Como posso integrar os dados?
  • Como produzir e entregar mais e melhores resultados para melhoria da qualidade de vida das pessoas?
Eficiência Administrativa

Inteligência Geográfica pode ajudar provendo uma maneira de integrar e visualizar informações, gerando novos insights que podem orientar tomadas de decisão e gerar economias.

Com a integração das secretarias e a utilização da Geografia, o governo otimiza os fluxos de trabalho e ainda conta com a capacidade de análise espacial das ações e seus efeitos sobre o município.

Uma cidade funcionando bem atrai investimentos, fortalece a economia e principalmente, ganha a satisfação do cidadão.




Planejamento Estratégico
  • Como planejar as políticas públicas do município?
  • Como ter uma cidade inteligente?
  • Como fazer mais com menos?
  • Como planejar as políticas de desincentivo à criminalidade?
  • Como planejar e gerenciar os equipamentos públicos?
  • Como promover o desenvolvimento econômico sustentável?
  • Como promover a adequação da infraestrutura urbana e do sistema viário?
  • Como promover a adequação, modernização e eficiência dos serviços públicos?

Os desafios que uma Prefeitura tem que tratar, na maioria das vezes ocorre em algum lugar no espaço geográfico e as ações para resolver esses problemas devem ser realizadas levando em consideração a componente espacial, sem desperdiçar os recursos públicos. Assim, a pergunta "ONDE?", deve ser também respondida.

A Inteligência Geográfica auxilia na localização espacial das informações alfanuméricas, transformando-as em informações geoespaciais. A Inteligência Geográfica pode beneficiar o planejamento de todas as áreas da gestão municipal, pois auxiliará diretamente o levantamento de dados, diagnóstico dos problemas, tomada de decisão, planejamento, elaboração de projetos, e medição de resultados.

Todas estas questões podem ser orientadas a partir de integrações dos dados, otimização dos fluxos de trabalho, análises espaciais e geração de indicadores. O gestor público pode contar com as informações coletadas para decidir onde e quando investir, possibilitando assim a otimização de recursos financeiros. O Prefeito acompanha o andamento do seu Governo em tempo real, através de um painel de controle.