II Encontro de Educação Esri Brasil

11 e 12 de maio em São Paulo – SP no MundoGEO#Connect

EdUcBR

II EdUC BR - II Encontro de Educação Esri Brasil

O II EdUC BR visa aproximar e proporcionar a troca de experiências entre Educadores, Pesquisadores e Gestores que utilizam a Plataforma ArcGIS em seus processos de ensino-aprendizagem, bem como administração de campus.

Inserido no MundoGEO#Connect, serão apresentadas as recentes inovações disponíveis para ir muito além da visão tradicional de Geoprocessamento, possibilitando novas aplicações e possibilidades no ensino em Inteligência Geográfica, bem como recursos didáticos.

Conheça a agenda e garanta sua participação agora!

Agenda do Evento

Dia 11 de Maio

Horário Palestra / Tema
Manhã  
9h00 às 9h30
A Imagem e a Educação: uma empresa com alicerce sólido
Me. Eneas Brum, CEO, Imagem
9h30 às 10h20
Inteligência Geográfica na Educação: novos tempos, novos desafios
Prof. Dr. Abimael Cereda Junior, Gestor de Educação, Imagem
10h40 às 11h30
Evoluções no uso do ArcGIS no ambiente acadêmico – ArcInfo, Sistema ArcGIS e, hoje, Plataforma ArcGIS
Prof. Dr. Edilson Bias, Instituto de Geociências, UnB
11h30 às 12h00
Espaço Integração
Tarde  
14h30 às 15h00 Workshop “Plataforma ArcGIS na Educação em ação: Criação e análise de dados geográficos e cartogafia temática digital no ArcGIS Online”
Prof. Dr. Abimael Cereda Junior, Gestor de Educação, Imagem
15h00 às 15h20 Sessão "Microfone Aberto". Perguntas & Respostas
Público
15h30 às 16h20 Desafios – e soluções – na implantação da Inteligência Geográfica nas Engenharias
Prof. Dr. Silvio Simões, Profa. Dra. Tatiana Sussel G. Mendes, Profa. Me. Luciene Gomes, Eng. Ambiental UNESP São José dos Campos
16h20 às 17h10 Para além da representação: 10 anos da Plataforma ArcGIS na formação do Conhecimento Geográfico no Ensino Básico
Coordenadores e Professores Escola Monteiro Lobato, São José dos Campos
17h10 às 18h00 Projeto WebGIS: Mapeamento colaborativo criando cidadãos
Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos, Geografia, UNIFAL


Dia 12 de Maio

Horário Palestra / Tema
Manhã  
9h00 às 9h50
Do Ensino Fundamental ao Ensino Superior – Visão Corporativa Imagem-Esri para a Educação
Prof. Dr. Abimael Cereda Junior, Gestor de Educação, Imagem
9h50 às 10h40
Unicamp: uma Universidade na era da Inteligência Geográfica
Dr. Vanderlei Braga, Geógrafo da Coordenadoria Geral da Universidade, Unicamp
11h10 às 12h00
Internet das Coisas, Smart Campus e Soluções Educacionais: descubra a OSIsoft
João G. Pedrílio, Partners & Educational Program Mgm, OSIsoft LATAM
Tarde  
14h00 às 14h30 A Esri e a Educação: construindo um futuro melhor
Me. João Canais, Business Development Manager Americas, Esri
14h30 às 15h30 Workshop “Plataforma ArcGIS na Educação em ação: Coleta de Dados em Campo, Drones e Apps”
Prof. Dr. Abimael Cereda Junior, Gestor de Educação, Imagem
16h00 às 17h00 Inovações no Brasil com uso da Plataforma ArcGIS: relatos e experiências em pesquisa ambiental
17h00 às 18h00 O Programa Educacional Esri no mundo - faça parte desta Comunidade
Michael Gould, Ph.D., Global Education Manager, Esri

* Vagas limitadas; inscrições informando o campo “EndUser” terão prioridade.

“A integração entre experiências, metodologias e novas práticas, trazendo o estado-da-arte em tecnologias para um “novo Geoprocessamento”, que transforma pessoas e a sociedade”.
Prof. Dr. Abimael Cereda Junior, Gestor de Educação da Imagem

Quero participar!

* Vagas limitadas; inscrições informando o campo “EndUser” terão prioridade.
** Inscrição no evento MundoGeo#Connect NÃO garante a inscrição no nosso evento.

Fill out my online form.

Inovações para Educação com a Plataforma ArcGIS – webinar 26/04


Participe do pré-evento II EdUC BR!
Palestra Online gratuita em parceria com o MundoGeo

Por meio de exemplos e cases, serão abordadas algumas inovações presentes na Plataforma ArcGIS que permitem o desenvolvimento e aplicação de novas técnicas e metodologias em sala de aula, seja em disciplinas clássicas, como Geoprocessamento, SIG, etc., bem como em áreas que possuem espaços para novos usos: mobilidade, trabalhos de campo, painéis de decisão, recursos didáticos...

Participe deste webinar e concorra à brindes, que serão entregues durante o II EdUC BR.





Abimael Cereda JrO Geógrafo Abimael Cereda Junior, Gestor de Educação da Imagem, é especialista em Geoprocessamento e Mestre e Doutor em Engenharia Urbana, tem como área de pesquisa e atuação o uso de Inteligência Geográfica na Educação, bem como o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas para análise espacial de dados geográficos.
Saiba mais em http://www.geografiadascoisas.com.br




Edilson BiasEdilson Bias - Geógrafo, Especialista em Sensoriamento Remoto (UnB) e Análise de Sistema (ETUC), mestre e doutor em geoprocessamento (UNESP-Rio Claro) Professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília - IGD/ UnB, atuando nas seguintes áreas: cartografia temática e digital, modelagem e desenvolvimento de sistemas geoespaciais, análise e aplicações de imagens de alta resolução espacial e, sistemas de posicionamento por satélite. Atua na área de geoprocessamento desde o final da década de 80, tendo coordenado a implantação do sistema GEOCEB - Geoprocessamento para a Gestão de Energia Elétrica da Companhia Energética de Brasília e, gestor da área de geoprocessamento até 2002.
Saiba maishttp://www.geografiadascoisas.com.br




Clibson Alves dos SantosClibson Alves dos Santos - Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Tocantins (1998), Mestre e Doutor em Geologia Ambiental (2001) e Conservação de Recursos Naturais (DEGEO/UFOP, 2007). É Professor Adjunto na Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG), nos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado) e Pedagogia (EAD) desde 2009. Desenvolve pesquisas na área de Análise Geoambiental, Geotecnologias e WebGIS Aplicados ao Ensino de Geografia. Atua também na área de formação de professores discutindo o uso de tecnologias no ensino, aprendizagem significativa, contextualização de conteúdos e a introdução da alfabetização científica na educação básica.




João CanaisJoão Canais is Business Developer Manager for Americas, has responsibilities in the markets of Water and Government for Esri Inc. the developer of ArcGIS system (www.arcgis.com) for mapping and geographic knowledge management. At the moment, João develops his activity, mostly in Argentina, Brazil, Chile and Mexico supporting the GIS communities achieving their goals using the advantage of geography enable business. With over 10 years of business develop experience across markets and regions like Europe, Africa and Latin America and more than 15 years using GIS, he has a deep knowledge in how to support a successful implementation of a GIS for an organization. João is an Urbanist and holds a Master Degree in Urban Management and is also Postgraduate in Management, with a strong hunger for knowledge of the economic and politics aspects of the regions were he works and also innovation especially when information technologies are involved.




João Guilherme PedrílioJoão Guilherme Pedrílio é Gestor de Parcerias e do Programa Acadêmico da OSIsoft na América Latina. Sua área de atuação no meio acadêmico, tem foco na formação de profissionais com conhecimento no PI System, infraestrutura de dados em tempo real da OSIsoft, bem como o suporte no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento baseados no PI System e sua aplicação em iniciativas de Smart Campus em universidades.
Para saber mais sobre a OSIsoft e o PI Systemacesse




Monteiro LobatoNa visão da Escola Monteiro Lobato, a adoção de tecnologias e geotecnologias que vão muito além de “software para fazer mapas”, não é só introdução de técnicas de mapeamento em ambiente computacional ou mesmo o uso de dispositivos, como smartphones. Trata-se de construção conjunta da Visão Geográfica (Espacial) com o aluno, levando-o à criticidade quanto ao meio em que se insere sem, contudo, entender este meio como um retrato estático ou contemplativo, proporcionando à educação concretizar um dos seus papéis fundamentais: a formação de cidadãos para uma sociedade critica e com justiça sócio espacial.




Abimael Cereda JrVanderlei Braga é Bacharel (2004), licenciado (2007), mestre (2007) e doutor (2013) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é funcionário público da UNICAMP, na função de Geógrafo da Coordenadoria Geral da Universidade. É membro técnico para a construção do Plano Diretor Participativo do campus "Zeferino Vaz", tanto na concepção metodológica e conceitual do plano (como membro do Grupo Interdisciplinar de Suporte), como na construção do Sistema de Informações Territoriais da Universidade (SITU), que visa concentrar e compartilhar os dados geográficos de diversas naturezas para os órgãos envolvidos na gestão e planejamento territorial do campus.




Abimael Cereda JrSady Junior Menezes é formado Técnico em Informática Industrial, Engenheiro Agrícola e Ambiental, Mestre em Engenharia Agrícola, Doutor em Ciência Florestal e pós graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho, tendo como área de pesquisa e atuação o uso de Geotecnologias na Análise e Prevenção de Desastres Naturais. Professor do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e de Pós-Graduação – Mestrado - em Engenharia Agrícola e Ambiental na UFRRJ.
Saiba mais