Últimas notícias

 
 

 Detalhes da Notícia

 

Imagem reúne professores e alunos de Belo Horizonte na UniBH no encontro “Conectados ao Mundo pela Geografia”

24/10/2012

A Imagem promoveu no dia 23 de Outubro, o Seminário "Conectados ao Mundo pela Geografia". O evento contou com 200 participantes, entre professores e alunos da comunidade acadêmica de Belo Horizonte. O evento foi sediado pela UniBH com o apoio do Curso de Geografia desta Universidade, sob liderança do Professor Julio Giovanni.





O evento teve como foco a disseminação dos conceitos mais atuais relacionados ao GIS e demonstrativos de compartilhamento e gestão de dados geográficos na cloud (GIS na Cloud - ArcGIS Online). Foram, também, apresentadas e discutidas as possibilidades de carreira na área de Geotecnologia e os diferenciais oferecidos pelos profissionais que tem conhecimentos em GIS, Geotecnologia e Geoprocessamento, quando da disputa por uma posição no mercado de trabalho.

 

O objetivo em reunir professores e estudantes de diferentes disciplinas neste dia, foi disseminar o conhecimento e debater sobre temas atuais como a Computação em Nuvem e a Geocolaboração, além de reforçar o quanto a espacialização e o mapeamento de informações geram resultados positivos em todas as áreas do conhecimento. Os participantes foram convidados a refletir sobre a disponibilização, o compartilhamento e o acesso a dados e informações geoespaciais, bem como os serviços relacionados.

Deilson Silva, evangelista técnico da Imagem, apresentou o estado-da-arte do Sistema ArcGIS, destacando o recém lançado ArcGIS Online, sistema que oferece aos usuários uma plataforma na nuvem (Cloud Computing) onde se pode interagir e compartilhar informações e aplicativos, trabalhando de maneira colaborativa. 





Juliana Abel, coordenadora da Academia GIS Imagem, apresentou as possibilidades de desenvolvimento profissional obtidas através dos cursos em GIS Esri oferecidos pela Imagem, e a importância da certificação técnica dos profissionais como diferencial competitivo.

Uma sequência de seminários “Conectados ao Mundo pela Geografia” está agendada até o final deste trimestre, sendo os próximos no dia 23 de novembro no IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) e no dia 4 de Dezembro, na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

O encontro foi encerrado com uma mesa redonda quando os presentes puderam compartilhar informações e avançar em termos de conhecimento.

“Acreditamos na parceria com as universidades e na contribuição destas para o desenvolvimento do Brasil. Colocamo-nos à disposição para trabalhar juntos com as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, proporcionando por meio do Sistema ArcGIS e ArcGIS Online, mais agilidade para que elas atinjam os seus propósitos em termos de ensino, pesquisa e extensão”, Gabriela Ippoliti, Líder de Educação da Imagem.

​​