Últimas notícias

 
 

 Detalhes da Notícia

 

Estado do Amazonas reduz criminalidade com uso da Geotecnologia

27/11/2013


Em utilização há mais de 12 anos pela Segurança Pública do Estado do Amazonas, os Sistemas de Informações Geográficas têm ganhado relevância nos últimos anos no combate à violência na região. Anteriormente aproveitada de forma incipiente, a geotecnologia passou a ser umas das principais ferramentas das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros para agilizar e qualificar os trabalhos bem como os atendimentos às ocorrências.


Os softwares usados pelo governo amazonense são o ArcGIS Online e o ArcGIS Server, que consistem a plataforma de integração e disseminação dos dados geoespaciais. Além disso, para dar apoio e subsídios técnicos aos trabalhos, foi criado o Núcleo de Geoprocessamento do Estado do Amazonas - NGEO.

Uma das ações implementadas pela Polícia Militar do Amazonas para reforçar o policiamento comunitário e ampliar a proteção ao cidadão foi o Programa Ronda no Bairro, no qual o GIS passou a integrar todas as ações e a dinâmica geográfica das demandas em segurança pública.

Clique aqui para ler o caso de sucesso na íntegra. Conheça os primeiros resultados positivos já obtidos pelo Estado do Amazonas com uso do GIS.