Últimas notícias

 
 

 Detalhes da Notícia

 

Imagem lança tutorial sobre ArcGIS Online - parte 2

03/07/2013

Por Deilson Silva, Evangelista Técnico da Plataforma ArcGIS.

Vamos dar continuidade as práticas de utilização ArcGIS Online, plataforma GIS na Cloud, através da 2ª parte do Tutorial ArcGIS Online. Nesta parte falaremos de temas que lidamos em nosso dia a dia, tais como: espacialização e apresentação de informação via painéis de controle (Dashboard).

Para executar as funcionalidades apresentadas no Tutorial ArcGIS Online parte 2 é necessário possuir uma assinatura do ArcGIS Online. Ainda não tem? Acesse: arcgi.com e faça a sua!

Espacialização de Dados

Estamos cercados de dados! Isto é fantástico! O acesso à base de dados se tornou algo comum e simples para nós, quer seja em casa ou no trabalho. Mas, será que isso torna a vida das empresas mais fácil? Organizar e tornar uma base de dados disponível a qualquer um e em qualquer lugar agrega valor aos negócios das empresas? Quanto recurso nós temos investido para obter informações adequadas a nossa realidade e necessidade? As perguntas acima citada são difíceis fazem parte das atividades que devemos responder com Inteligência, de preferência Geográfica. Quando tratamos de dados que devem se tornar espaciais, precisamos entender os significados de espacialização e geocodificação:
*Espacialização: Transformar dados não espaciais em representações espaciais com base e um ou mais pares de coordenadas (ex.: x, y / lat, long).
*Geocodificação: Transformar dados de endereço postal em dados espaciais.
* Fonte: http://support.esri.com/en/knowledgebase/GISDictionary/search

Espacializando e Geocodificando com MS Excel

O ArcGIS Online possui uma série de funcionalidades que permitem espacializar e geocodifcar dados corporativos. Um ponto de atenção sobre tais funcionalidades é tornar a informação gerada relevante para o negócio. Vamos aprender algumas?

Ao fazer a assinatura do ArcGIS Online, o usuário pode utilizar um produto chamado Esri Maps for Office. Tal produto permite que usuários de MS Excel e MS PowerPoint, criem mapas em suas planilhas e apresentações respectivamente. Vamos colocar a massa então! Primeiro passo é fazer o download do Esri Maps for Office. Acesse: http://www.esri.com/software/arcgis/arcgisonline/apps/download (pré requisito: MS Office 2010) e escolha o Esri Maps adequado a suas região e configuração. Após instalá-lo, você verá a seguinte barra de ferramentas:

tutorial1.jpg

Clique em “Entrar” (caso tenha escolhido o Esri Maps for Office em português), insira o usuário e senha de seu ArcGIS Online. Pronto! Seu MS Excel está pronto para transformar dados em informação espacial!

Acesse o site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Faça o download da planilha “Arquivo de Escolas Estaduais - SEESP” que contem as escolas estaduais de São Paulo através do link http://escola.edunet.sp.gov.br/downloads.asp.  Após realizar o download, abra a planilha e explore a barra de ferramentas do Esri Maps for Office. Ao clicar em “Inserir Mapa”, você verá um visualizador mapas com o mapa topográfico da Esri. Se desejar, mude o mapa clicando em “Mapa Base”.

tutorial2.jpg

Agora é a hora! Clique em “Adicionar Dados do Excel”, você terá acesso a mecanismo de espacialização e geocodificação do Esri Maps for Office. Clique em “Intervalo da Célula”, selecione o intervalo desejado (sugiro clicar na célula em branco acima da linha 1 e a esquerda da coluna A) e aceite o intervalor clicando em “ok”. Selecione a opção “Endereço”, clique em “Próximo” e escolha as devidas colunas para geocodificarmos as escolas. Siga a sequência indicada abaixo:
Rua > ENDESC; Cidade > MUN; Estado > Estado; CEP > CODCEP; País > País.

Os campos “Estado” e “País” foram acrescentados à planilha, ou seja, não existem na planilha original. Inclua-os e adicione os valores: “São Paulo” e “Brasil” respectivamente. Após a configuração, clique em “Adicionar Dados no Mapa”. Agora, o Esri Maps for Office vai geocodificar os dados contidos no Excel. Com alguns ajustes, tais como: acentuação (ex. de “EMBU ACU” para “EMBU-AÇU”, de “ARACATUBA” para “ARAÇATUBA”), você verá os dados espacializados em seu mapa. Mantenha a tecla “Shift” pressionada e clique com o botão esquerdo do mouse se aproximar (dar um “zoom”) no Estado de São Paulo. Agora trate a camada de dados: mude o nome para “Escolas Estaduais SP”; clique em “Agrupar” e defina o campo “Zona” para simbolizar sua camada.


Vamos responder algumas perguntas agora: Onde há uma maior concentração de escolas estaduais no estado de São Paulo? Para saber a resposta, clique em “Adicionar Mapa de Aquecimento”. Você verá um mapa de densidade que mudará de acordo com a aproximação ou afastamento (“zoom in” e “zoom out”) que você realizar. Segunda pergunta: Quais são os municípios que tem mais pessoas analfabetas em São Paulo? Resposta: Lembra-se do mapa da Escolaridade da primeira parte do Tutorial? Vamos usá-lo agora! Clique em “Pesquisar” e digite: Escolaridade. Clique em Adicionar, assim que o mapa aparecer na lista da pesquisa. Veja que agora você têm três camadas na área de Conteúdo do Mapa: Mapa de Aquecimento, Escolaridade e Escolas Estaduais SP. Mude a ordem das camadas para manter o Mapa de Escolaridade como mapa de fundo. Mude a transparência do Mapa de Escolaridade. Ao terminar as configurações seu MS Excel mostrará algo similar à figura abaixo:

tutorial3.jpg

Este mapa pode ser compartilhado através de sua organização, basta clicar em Compartilhar mapa. Ao fazer geocodificação ou espacialização com Esri Maps for Office, você não consome créditos do ArcGIS Online. Ao compartilhar o mapa, haverá a dedução de créditos pertinentes as operações citadas, além do armazenamento das feições no ArcGIS Online. Caso não necessite compartilhar o mapa, mantendo-o no Excel, você não consumirá créditos. Para este tutorial, eu farei o compartilhamento no portal Imagem Educação que pode ser acessado através da url www.img.com.br/educacao. Procure por Escolas Estaduais de São Paulo, veja abaixo:

tutorial4.jpg


Geração de Dashboard Geográfico - Operations Dashboard for ArcGIS

Que tal criarmos um Painel de Controle Geográfico? A Esri desenvolveu uma App chamada Operations Dashboard for ArcGIS. Com esta App podemos acessar conteúdos geográfico do ArcGIS Online e do ArcGIS for Server e criar painéis de controle para monitorar situações e operações de campo. Disponível para todos que têm um assinatura de ArcGIS Online, o Operations Dashboard é uma App que pode ser encontrada na pesquisa do ArcGIS Online.

Acesse http://www.img.com.br/SitePages/DetalhesNoticias.aspx?ItemId=127 para conhecer mais sobre o Operations Dashboard. Veja abaixo um Painel de Controle gerado com os dados que criamos neste tutorial:

tutorial5.jpg


Crie um painel de controle baseado nos mapas que você criou. Utilize gráficos de barra, colunas, velocímetro, indicadores entre outros.

No próximo tutorial, falaremos sobre “Configuração de aplicações web (JavaScript, Flex, Silverlight) e móveis (Tablets e Smartphone)”. Até lá!