Últimas notícias

 
 

 Detalhes da Notícia

 

Artigo :: Aprenda a processar imagens do Landsat 8 no ArcMap 10.1 para monitoramento agrícola

20/05/2013


Por
Alexandre Marques de Aguiar – Especialista de Marketing para Agricultura e Floresta na Imagem

Na agricultura, o uso de insumos de sensoriamento remoto permite diversas análises, principalmente no que se refere ao monitoramento das lavouras para determinar o desempenho das safras.

Para os usuários de imagens na agricultura, a boa noticia é que, em breve, a disponibilização gratuita de dados do Landsat 8 começará no final de maio. A USGS ficará responsável pelo controle do satélite e vai operá-lo ao longo de sua vida útil planejada para cinco anos. O Landsat 8 possui dois instrumentos imageadores:

Sensor ótico

artigo_alexandre_1.jpg

Sensor infravermelho termal

artigo_alexandre_2.jpg

Agora, vamos acessar os dados para download -  LDCM/Landsat 8 Level 1 Data Product, Acquired April 19, 2013. Para ter acesso a esses dados, clique no link http://landsat.usgs.gov/LDCM_DataProduct.php ou http://edclpdsftp.cr.usgs.gov/LDCMdownload/LC81700522013109LGN00.

Com os dados no computador, vamos utilizar o ArcMap 10.1 para processar e visualizar as imagens. Sugiro o seguinte processamento para visualizar e processar imagens no ArcMap10.1:

Descompacte as imagens e faça a composição de bandas (1,2,3,4,5,6,7,9). Para isso, basta utilizar a ArcTool box no ArcMap 10.1, conforme a figura abaixo:

artigo_alexandre_3.jpg

Feita a composição de bandas já podemos adicionar o resultado e visualizar a imagem no ArcMap, no exemplo abaixo utilizei a composição de bandas 534 (NIR, G, R).

artigo_alexandre_4.jpg


No teste que realizei adicionei o Basemap de imagens da Esri para conferir a precisão da ortorretificação da imagem. O resultado é excelente! Agora, poderemos utilizar as imagens com maior agilidade, sem a necessidade de georreferenciamento por meio da definição de pontos de controle.

artigo_alexandre_5.jpg

Outro grande avanço se refere à agilidade no processamento de imagens no ArcMap 10.1, por meio do Image Analysis, que permite acelerar as análises das imagens, como por exemplo: O recorte de uma cena tendo como referência um limite de desenho especifico, ou máscara, e também a geração de NDVI ( Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), que permite não só mapear a vegetação, mas também medir a quantidade e a condição da vegetação em uma determinada área.

artigo_alexandre_6.jpg

Outra forma de utilizar funcionalidades de PDI por meio do Image Analysis é o uso do Raster Function Editor. Para utilizar a ferramenta, abra o Image Analysis, marque o layer da imagem a ser processada e depois clique em Raster Function Editor . Seguindo a ilustração abaixo, confira que há inúmeras funcionalidades disponíveis para utilização imediata, basta clicar com botão direito do mouse sob a imagem e escolher a opção insert:


artigo_alexandre_7.jpg

O ArcMap 10.1 traz muitos benefícios para os usuários de imagens de satélite e, com a continuação do programa Landsat, esperamos apoiar os usuários Esri a tirar o melhor proveito de toda a tecnologia empregada.