Últimas notícias

 
 

 Detalhes da Notícia

 

Fique por dentro :: Novidades do ArcGIS Online

27/03/2013

Funcionalidade de Direções: permite que seja traçada uma rota de um ponto a outro dentro do mapa. Para utilizar essa funcionalidade basta clicar no botão “Direções”, localizado na barra de menus do ArcGIS Online e uma área de parametrização se abrirá na lateral esquerda, nomeada Direções.

novidade1.jpg

Nesta área é possível indicar os pontos de origem e destino para o traçado da rota. Depois de informados os pontos, é necessário clicar no botão “Obter Direções” para que a rota seja traçada entre eles. Além da rota, o ArcGIS Online fornecerá a distância a ser percorrida e o tempo a ser gasto no percurso.

novidade2.jpg

O ArcGIS Online fornecerá a rota entre os pontos indicados e o passo a passo das instruções de navegação gerados pela roteirização.
A funcionalidade de Direções do ArcGIS Online permite a inclusão de mais de um destino no processo de roteirização, clicando no link “Adicionar destino” e indicar os novos endereços. Para criação de rota complementar, o ArcGIS Online utilizará como ordem de execução da rota, a ordem de inclusão dos endereços de destino.

novidade3.jpg

Clicando sobre o ícone da impressora é possível imprimir a relação de instruções de roteirização.

novidade4.jpg

Na página gerada ainda é possível indicar anotações em um campo disponível para a mesma seja impressa juntamente com a relação de instruções da roteirização.

novidade5.jpg

Funcionalidade de Análise: é composta de várias ferramentas de análise espacial. Para acessar a funcionalidade basta clicar sobre a seta que existe ao lado de cada camada inserida em mapa do ArcGIS Online e escolher a opção “Perform Analysis (Beta)”. As funcionalidades estarão agrupadas, na área menu localizada no lado esquerdo, de acordo com as características das ferramentas. Para acessá-las basta clicar sobre a opção de agrupamento e selecionar a ferramenta de análise. 

novidade6.jpg

Manchas de Calor: permite a criação de manchas de calor a partir de um dado da camada do mapa. Para utilizar esta ferramenta, escolher a opção da área de menu “Analisar Modelos” e depois em “Localizar Pontos de Incidência”.

novidade7.jpg

Na área de parametrização, localizada do lado esquerdo na janela, é possível escolher o campo sobre o qual será feita a análise e qual o nome desta análise. No caso, será possível localizar a análise através do nome informado. Após a indicação de todos os parâmetros, clicar no botão “Executar Análise”.

novidade8.jpg

O ArcGIS iniciará o processamento da análise sobre a camada e o dado selecionado. Finalizado o processo de criação da análise, o ArcGIS Online criará uma nova camada contendo o resultado da análise processada.

novidade9.jpg

Buffer: permite a criação de áreas de buffer, sobrepostos ou dissolvidos, a partir de uma determinada camada. Para utilizar esta ferramenta, escolher a opção da área de menu “Utilizar Proximidade” e depois em “Criar Buffers”.

novidade10.jpg

O ArcGIS Online irá abrir uma área de parametrização onde será possível configurar a forma de geração da área de buffer, que poderá ser feita sobre a distância ou sobre um campo específico. Há ainda a possibilidade de configurar por qual forma o buffer que será gerado: por sobreposição ou por dissolução. Após informar todos os parâmetros de geração do buffer, clicar em “Executar Análise”.

novidade11.jpg

Após o processamento, o ArcGIS Online cria uma nova camada de feição que conterá todas as áreas de buffer geradas a partir da camada selecionada e das parametrizações efetuadas.

novidade12.jpg


Além das novidades citadas, a Imagem criou um ambiente dedicado aos usuários das indústrias brasileiras que têm papel fundamental na transformação do Brasil. Chamamos este ambiente de Plataforma ArcGIS para Indústrias. O que é isso? É um conjunto de 12 organizações baseadas em ArcGIS Online que permitirá que quaisquer pessoas possam interagir com conteúdo geográfico, aplicações e diferentes casos de uso da Plataforma ArcGIS.

Usuários poderão acessar as organizações para entender os benefícios do GIS para sua indústrias. Este ambiente será apresentado aos usuários no dia 15/04 no webinar "P
lataforma ArcGIS para Indústrias" a ser promovido pela equipe de Marketing Técnico da Imagem. Este será o primeiro de uma série de demonstrações da Plataforma ArcGIS para os usuários brasileiros.

Inscrições abertas em breve! Acompanhe nosso website e twitter.