Últimas notícias

 
 

 Detalhes da Notícia

 

Imagem e UERJ promovem seminário inédito sobre Inteligência Geoespacial em homenagem ao Dia do Geógrafo e do Geólogo

13/03/2013


No dia 28 de maio, os grupos da UERJ (IGEOG - Instituto de Geografia, PPGEO - Programa de Pós Graduação em Geografia e o Sistema Labgis do Departamento de Geologia Aplicada da Faculdade de Geologia) e a Imagem promoverão o seminário “Inteligência Geoespacial para transformação do Mundo”, com objetivo de apresentar aos estudantes, professores e profissionais as experiências nacionais da área pública e privada no uso de Inteligência Geográfica, a experiência internacional da empresa Esri e uma mesa redonda para debater as contribuições do mestre Aziz Ab'Saber no contexto das Geotecnologias.

Este seminário marca a comemoração na UERJ ao Dia do Geógrafo e do Dia do Geólogo, reunindo ilustres pesquisadores para prestigiar as obras do Doutor Honoris Causa Assis Ab’Saber e conta ainda com a presença do líder internacional David Dibiase (Diretor da Esri) e da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR).   


O seminário, que será realizado no dia 28 de maio, das 10h às 12h (mesa redonda) e das 16 às 20h30 (palestras), é voltado para professores e alunos de Graduação e Pós-graduação nas áreas de Geografia, Geologia, Engenharia Cartográfica, Ciências da Computação, Oceanografia, Biologia, entre outros com interesse de ampliar os seus conhecimentos na área de Inteligência Espacial e Geotecnologias.

“Atualmente, as Geotecnologias ganham contornos em diversas áreas da atividade econômica e acadêmica brasileira, onde são exploradas cada vez mais aplicações que permitem entender a dinâmica de onde muitos dos processos ocorrem: no espaço geográfico. Já é tempo então da academia debater e compartilhar experiências em torno do propósito de preparar melhor seu aluno universitário na implementação dessas visões e no uso dessas tecnologias”, comenta José Augusto Sapienza Ramos, coordenador-técnico do Laboratório de Geotecnologias da Faculdade de Geologia da UERJ (LABGIS/UERJ).

“Algumas perguntas se mostram hoje urgentes ao estudante: Como as Geotecnologias devem se inserir nas atividades acadêmicas do estudante? Quais os gabaritos que um estudante precisa obter para ingressar no mercado? Como um estudante de licenciatura pode utilizar as Geotecnologias como instrumento de ensino em sua carreira de educador?”, finaliza José Augusto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Vagas são limitadas!



Serviço:
Agenda: Acesse pdf
Público alvo: Professores e Alunos de Graduação e Pós-graduação: Geografia, Geologia, Engenharia Cartográfica, Ciências da Computação, Oceanografia, Biologia, entre outros com interesse de ampliar os seus conhecimentos na área de Inteligência Espacial e Geotecnologias.
Data: 28 de maio de 2013
Horário: 10h às 12h (Mesa Redonda) e das 16 às 20h30 (Palestras)
Local: UERJ - Rua S. Francisco Xavier, 524 - Maracanã, RJ - 1° andar - Auditório 11
Descrição: Seminário em comemoração ao Dia do Geógrafo e do Dia do Geólogo na UERJ. Haverá mesa redonda com ilustres pesquisadores prestigiando as obras do Doutor Honoris Causa Assis Ab’Saber e palestras abordando as principais tendências e usos da Inteligência Geoespacial e Geotecnologias no Ensino e Pesquisa e áreas de aplicação da Geografia e da Geologia. O evento conta com a participação de importantes acadêmicos, do líder internacional David Dibiase (Esri) e da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR).
Inscrições gratuitas*: Registre-se aqui!