Últimas notícias

 
 

 Detalhes da Notícia

 

Artigo por Jack Dangermond - Presidente da Esri :: Transformando o ArcGIS em uma Plataforma

29/01/2013

Este mês, Jack Dangermond, Presidente da Esri, escreveu um artigo, no qual compartilhou a visão da Esri em relação ao Sistema ArcGIS. Ele nos contou um pouco do contexto histórico do avanço da tecnologia, as vantagens do ArcGIS e o que está por vir para o futuro; o que os usuários podem esperar.

--------------

Na essência do trabalho da Esri está a crença e a visão que a Geografia é uma ciência que oferece uma melhor compreensão de nosso mundo. Usando o GIS, a Geografia também tem se tornado num framework unificado para integração de muitas formas de informação digital.  O GIS se tornou uma importante tecnologia em quase todos os campos, melhorando a eficiência, a comunicação e a tomada de decisão. Nossos usuários empregam o GIS em inúmeras aplicações em milhares de organizações. Gostaria de agradecer a nossos usuários e parceiros por apoiar a missão da Esri.
 
Nossa estratégia

Anos atrás, nós iniciamos um esforço ambicioso para simplificara o uso do ArcGIS e transformá-lo numa plataforma tecnológica para uso em toda organização e comunidade em geral. O lançamento inicial desses esforços aconteceu no último verão na forma do ArcGIS 10.1 e ArcGIS Online. Esse esforço inicial está agora sendo continuamente melhorado por meio da dedicação de um time de engenheiros com a ambição de transformar o GIS e como as pessoas o utilizam. Esta nova geração de nossa tecnologia tem sido abraçada por milhares de organizações que já estão fornecendo grande valor aos usuários no sentindo de alavancar mapas e conhecimento geográfico em suas instituições.
Enquanto existem milhares de feições técnicas que caracterizam essa plataforma, gostaria de começar este artigo compartilhando nossa intenção e o que acreditamos que o ArcGIS como plataforma significa. Esses esforços permitirão nossos usuários compreenderem melhores as grandes mudanças e as melhorias em nosso trabalho.
 
ArcGIS como uma Plataforma - O que é isso?

ArcGIS Online é uma parte completamente nova do ArcGIS e estende o ArcGIS numa plataforma, fornecendo não apenas mapas e análises geográficas online, mas também um portal corporativo e a gestão do conteúdo gesopacial. Ele complementa e amplia os recursos on-premises do ArcGIS por meio da cloud computing bem como ricos conteúdos e serviços.

O ArcGIS é uma plataforma que fornece funcionalidades geoespaciais abertas para qualquer usuário e permite acesso por meio de qualquer ambiente em qualquer local.  Um novo conceito de mapas dinâmicos na web é o aspecto central desta plataforma e facilita a organização, o compartilhamento e o uso de conteúdo geoespacial, mapas e dados dentro de grupos e ao longo de todas as áreas de uma organização bem como entre as organizações e os públicos.


O ArcGIS também inclui uma grande biblioteca de aplicações e templates que são usados para acessar e aplicar este conteúdo em múltiplos ambientes, tais como dispositivos móveis, tablets e desktop.


A seguir, compartilho algumas das principais características do Sistema ArcGIS:


• Pronto para usar:
- Possibilidade de escolher e criar seus próprios mapas
- Aplicações em todos os dispositivos e browsers
- Conteúdo
- Serviços (roteirização, geoprocessamento, análises, etc.)
• Melhor acesso e ferramentas de desenvolvimento
• Plataforma de fácil hospedagem e compartilhamento de aplicações e conteúdo
• Escalável (infraestrutura da cloud)
• Suporta todos os tipos de dados geoespaciais
• Fornece um ecossistema de aplicações, conteúdo, comunidade para usuários e parceiros.
• Fornece acesso simples ao GIS usando o modelo de Software as a Service (SaaS)
• Integra-se com ArcGIS desktops
• Integra-se com ferramentas de business intelligence - Microsoft Office, SharePoint, etc.
 
Leia aqui o artigo escrito por Jack Dangermond na íntegra.