Casos de Sucesso

Dados em tempo real e paineis de controle agilizam a gestão pública em Niterói

1 junho 2016

Veja aqui reportagem do vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, para o jornal O Globo"Plataforma digital promete deixar Niterói mais inteligente".

O cenário

A Prefeitura Municipal de Niterói (RJ) anuncia o investimento de R$ 5 milhões, por meio de um convênio firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na plataforma de sistema de informações geográficas ArcGIS da Esri, distribuída no Brasil pela Imagem, para implantação do Sistema de Gestão de Geoinformação (SIGEO). Este irá englobar o Cadastro Técnico Multifinalitário da cidade, que consiste em um sistema de informação que integra dados diversificados para atender às necessidades de vários setores socioeconômicos, em uma determinada escala espacial.

A solução

Com base em informações cadastrais geradas pelo sistema, os gestores municipais podem planejar e monitorar diferentes ações do governo, que devem se basear em dados atualizados, confiáveis e acessíveis em benefício da cidade, com repercussão direta na melhoria da qualidade de vida da população. O investimento nesse projeto foi motivado pelo fato de a base cartográfica, atualmente em uso pela administração municipal de Niterói, não abranger o município todo, apresentando uma grande defasagem em relação aos espaços urbanos ocupados da cidade, que desde 2000 até 2014 teve um incremento de população de cerca de 7,8%, segundo dados do Censo do IBGE.


Os objetivos

A iniciativa tem por objetivo, além de atualizar a base cadastral da cidade de Niterói, mapear e integrar os processos que permeiam as secretarias do município por meio do cadastro multifinalitário, que está estruturado dentro do Sistema de Informações Geográficas acessível pela Internet (SIG-Web), inserido no Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói-PRODUIS. Isso trará mais eficiência no atendimento aos seus contribuintes e promoverá mais assertividade nas decisões estratégicas da cidade.

Com este projeto, a Prefeitura de Niterói também fará uso da Plataforma de Gestão Civitas, da Imagem, suportada pela plataforma ArcGIS, que irá permitir a troca de informações entre as diferentes secretarias e órgãos da prefeitura de forma controlada e segura. E que também vai proporcionar a integração dos dados e a automação dos fluxos de trabalhos, tudo isso dentro do contexto geográfico do município.

“Com a tecnologia da Imagem, será possível uma gestão mais eficiente dos dados do nosso cadastro multifinalitário, por meio de ferramentas de análise espacial, acesso e coleta de dados no campo em tempo real e monitoramento das informações estratégicas por meio de painéis executivos. O resultado será melhorar nossa tomada de decisão e permitir a troca de informações entre os servidores públicos e com nossos cidadãos”, afirma Axel Grael, Vice-Prefeito de Niterói. 


Fill out my online form.