---
5 Desafios

5 Desafios



5 Desafios

5 Desafios

Jogos Pan-americanos e a Gestão de Ativos do Comitê Olímpico Brasileiro.

Comitê Olímpico Brasileiro

Tornar o Brasil uma potência olímpica é tarefa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e para ajudar nessa missão a Plataforma ArcGIS está sendo utilizada na gestão e rastreamento dos integrantes e atletas do comitê nos jogos Pan-americanos deste ano que acontece na cidade de Toronto/Canadá. Através do Operations Dashboard for ArcGIS, são visualizados no mapa e em tempo real, a localização dos atletas, o status de cada um, a proximidade dos locais dos jogos, diversos tipos incidentes, atrasos logísticos e muito mais!



Foto 01
Foto 02
Foto 03
Foto 03
5 Desafios

5 Desafios

Gestão de Ativos numa rede de infraestrutura

Neste exemplo, você vai descobrir como acessar informações sobre o estado de saúde de seus ativos viabilizando a manutenção proativa de uma rede de infraestrutura, assim como a troca de informação com equipes de campo. Trata-se de uma visão abrangente de uma rede de energia elétrica que pode inspirar a melhoria na gestão de ativos das mais diversas indústrias.



Clique para visualizar em tela cheia.

5 Desafios

5 Desafios

CPFL Energia

Otimizando a gestão de seus ativos com o ArcGIS

A solução instalada permite conhecer melhor os ativos da rede de distribuição e tomar decisões proativas, prevenindo o aparecimento de incoerências entre as visões físicas e contábeis dos ativos.
Augusto Carvalho
Responsável pelo setor de Energia Elétrica na Imagem
CPFL

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, contratou o Portal de GIS Regulatório da Imagem, para dar suporte às atividades de regulação e fiscalização efetuadas pela ANEEL.

A Solução desenvolvida na Plataforma ArcGIS trata da geração, verificação e conciliação entre as bases de dados de ativos físicos e contábeis da empresa, garantindo a correção e coerência das informações na elaboração de um banco de dados geográfico a partir dos sistemas de origem da companhia.

Além da CPFL, a solução encontra-se implantada nos grupos EDP (Bandeirante e Escelsa), NeoEnergia (COELBA, CELPE e COSERN), e ainda na Elektro, na AES Sul, estando também a ser implantada na CELESC.

Fechar


5 Desafios

5 Desafios

Gestão de ativos agrícolas
com o ArcGIS no Canal Rural

Assista a Matéria!

Saiba como a Plataforma ArcGIS está contribuindo na Gestão Agrícola, na Gestão do Cadastro Ambiental Rural, nos Projetos Ambientais e na Agricultura de Precisão.





5 Desafios

5 Desafios

Insight de nossos especialistas

Gestão de Ativos

O conhecimento dos ativos da sua corporação se torna algo vital. Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, saber em tempo real onde estão os seus ativos se torna mais que necessário, é uma obrigação...
MsC. Júlio Ribeiro - Gerente de Portfólio na Imagem
MsC. Júlio Ribeiro

Só cuidamos e valorizamos aquilo que conhecemos. Essa afirmação se aplica a praticamente tudo na vida, e por que não nas empresas e governos. Todo planejamento e tomada de decisão se baseiam em um conjunto de informações que precisam ser analisadas pelos gestores. Nesse sentido, o conhecimento dos ativos da sua corporação se torna algo vital. Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, saber em tempo real onde estão os seus ativos se torna mais que necessário, é uma obrigação.

A gestão quantitativa e qualitativa do seu ativo precisa ter uma visão espacial, pois essa noção de localização irá impactar na sua percepção de priorização na manutenção e mais que isso, na percepção de contexto geográfico que seu ativo está inserido.

Conhecer sobre a locação e condições de uso serve tanto para os ativos móveis (que possuem por natureza um comportamento de locomoção no espaço) quanto seus ativos fixos (dentre eles todas as suas instalações, desde a visão macro do prédio até o detalhe dos principais equipamentos do seu negócio: maquinário, sensores etc).

Pense nessas perguntas, e sobre elas analise o quanto sua organização já está preparada para se posicionar com esse nível de informação. Como a localização e as condições de uso de todos os seus ativos (fixos ou móveis) impactaria nas suas decisões de priorizar uma rota de manutenção dos mesmos? Qual a relação espacial entre o investimento em ativos versus retorno para o seu negócio? Qual a correlação entre eventos externos (chuva, crime, queimada ou vandalismo) e as condições de uso dos seus ativos?

Conheça como o uso de mapas pode te ajudar a superar esse desafio!



Fechar
5 Desafios

5 Desafios

Geo Arborização

Prefeitura de Vitória e seu inovador projeto

Sistema permite localizar árvores da capital e levantar dados das espécies.

Vitória tem cerca de 28 mil árvores em calçadas, canteiros e rotatórias e é a única capital brasileira com as espécies georreferenciadas, com cadastro de cada uma, o que possibilita um gerenciamento eficaz. Isso é possível com o sistema Geo Arborização, desenvolvido sobre a Plataforma ArcGIS.

O sistema possui um cadastro quantitativo e qualitativo para controle da arborização do município, com dados sobre espécie, idade, estado fitossanitário, medidas de altura e diâmetro do tronco, entre outros. Com esses dados e os recursos do Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi possível a localização das informações, gerando análises espaciais para estatística e gestão.

Além disso, o Geo Arborização também conta com diversos relatórios e índices específicos sobre a arborização dos bairros. Sua rica base de dados foi utilizada recentemente para a elaboração do Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do município e é acessada por pesquisadores para estudos e projetos.



Fechar





Foto 01
Foto 02
Foto 03
Foto 04


5 Desafios

5 Desafios

Demonstrativo

Gestão de Frotas e Cálculos Logísticos

Neste exemplo, você vai descobrir algumas potencialidades da Plataforma ArcGIS e da base de arruamento StreetBase by Tom Tom na gestão de frotas e na definição de rotas e áreas de serviços em função do histórico de trânsito.

Clique para visualizar em tela cheia.



5 Desafios

5 Desafios

SeMAE de São José do Rio Preto aprimora gestão de ativos de saneamento

Com o crescimento populacional e novas ligações, o uso da Inteligência Geográfica tem nos possibilitado um cadastro técnico mais fiel, em relação ao levantamento feito em campo com relação ao que será corrigido no escritório, após análise. Atualmente, temos as informações de forma integrada e segura, e atualizadas em tempo real.
Ceci K. Bueno de Capprio
Engenheira civil do SeMAE
SeMAE

Com foco em aprimorar processos de gestão e em melhorar o entendimento sobre a localização de elemento da rede de saneamento da cidade, o SeMAE (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto), adotou a plataforma ArcGIS da Esri.

Antes da implantação, o cadastro técnico era um desenho feito via CAD, e gerava problemas em função das múltiplas versões utilizadas por gestores, pela ausência de dados atualizados e pela falta de integração com sistemas de negócio. O uso da plataforma ArcGIS permitiu mapear e gerenciar a rede de ativos da empresa, identificando consertos de rede, gestão dos serviços de manutenção e identificar idade e materiais da rede, entre outras funções.

Com o solução ArcGIS Saneamento, desenvolvida pela Imagem sob a plataforma ArcGIS, é possível ter uma visão sistêmica mais abrangente, criando, assim, maior criticidade com relação à escolha dos empreiteiros terceirizados, uma vez que o conhecimento adquirido com a ferramenta permite identificar fatores sobre as características de determinadas tubulações como a localização, a profundidade, o material utilizado e função específica da mesma, por exemplo, evitando custos com o pagamento de novas redes feitas sem necessidade. "A plataforma trouxe maior gestão sobre o processo ao gerar informações para agilizar a tomada de decisão", afirma Ceci.



Fechar
5 Desafios

5 Desafios

UFRJ

Uma Gestão Inteligente de seu Campus Universitário

Através da Plataforma ArcGIS, a Universidade Federal do Rio de Janeiro está conhecendo melhor o seu Campus Universitário, propondo assim, diagnósticos e prospecção de cenários futuros que evolvem temas de grande interesse, tais como a mobilidade e redes de infraestrutura. Trata-se de um trabalho colaborativo que envolve alunos, professores, técnicos e a Prefeitura Universitária da UFRJ.



Segundo o Professor Dr. Fernando Rodriguez Lima da Escola Politécnica da UFRJ, o projeto é um instrumento que facilita o alcance aos princípios fundamentais da gestão, tais como a sustentabilidade, economicidade, cidadania e integração no Campus. Trata-se de um revisão continuada do Plano Diretor da Universidade e que gera eficiência na administração e manutenção do Campus através de plataformas participativas e inteligentes.

Você pode acessar o Portal da UFRJ e navegar em alguns mapas, acesse:
http://sig-peu-ufrj.maps.arcgis.com/home/index.html



Fechar


Foto 01
Foto 02
Foto 03
Foto 04 Foto 05


5 Desafios

5 Desafios

O Frade e o ArcGIS

A revolução na gestão dos ativos do Monastério de El Carmelo.

Saiba como Frade James Zakowicz conseguiu fazer toda a gestão dos ativos do Monastério de El Carmelo através do ArcGIS Online. James não era encanador, nem fazendeiro e muito menos especialista em GIS e conseguiu colocar em ordem a gestão e produção agrícola de um grande Monastério da Califórnia. Confira esse breve e descontraído depoimento sobre o uso da Plataforma ArcGIS para solucionar desafios de Gestão de Ativos.



5 Desafios

5 Desafios Inspire-se nesta série que terá uma nova página lançada com casos de sucesso, demonstrativos, depoimentos e insights de especialistas para cada um dos 5 principais desafios do dia-a-dia do seu negócio.

DESAFIO 2
DISPONÍVEL
MAIO 2015
CLIQUE AQUI
PARA ACOMPANHAR OS LANÇAMENTOS
DESAFIO 3
DISPONÍVEL
JUNHO 2015
CLIQUE AQUI
PARA ACOMPANHAR OS LANÇAMENTOS
DESAFIO 4
DISPONÍVEL
JULHO 2015
CLIQUE AQUI
PARA ACOMPANHAR OS LANÇAMENTOS
DESAFIO 5
DISPONÍVEL
AGOSTO 2015
CLIQUE AQUI
PARA ACOMPANHAR OS LANÇAMENTOS

Gostou? Compartilhe!


5 Desafios

Contato

Caso não visualize o formulário clique aqui

Fill out my online form.

Acompanhe os 5 Desafios


Natura


Fill out my online form.
Contato