A realidade do mundo contemporâneo traz muitos desafios, entre eles a inserção no ambiente escolar da concepção de exercício da cidadania e do entendimento da importância da escola frente aos problemas da sociedade atual e do futuro. A utilização do conceito de WebGIS através do ArcGIS Online e dos Story Maps foram recursos que utilizamos para inserir a temática da investigação científica e a discussão sobre problemas cotidianos no ensino de Geografia numa escola pública em Alfenas-MG."
Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos,
Professor – ICN/UNIFAL-MG
As inovações propostas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, reforçam a necessidade do aprender a aprender, da produção e do domínio de novos conhecimentos, que possam ser aplicados a compreensão e solução de problemas vivenciados pelos alunos. Diante disso, desenvolvemos projetos com alunos de escolas públicas em Alfenas-MG, que visam discutir essas questões através das geotecnologias, utilizando o ArcGIS Online, Story Maps e Web AppBuilder for ArcGIS...
As propostas foram desenvolvidas em etapas que envolveram a análise de campo, o tratamento dos dados, lançamento e apresentação dos resultados usando WebGIS através do Story Maps. Essa sequência pode ser utilizada para compreender qualquer tema que possa ser representado espacialmente. No contexto do projeto foram trabalhados dois temas, o primeiro enfocando o Patrimônio Histórico Edificado na área central de Alfenas (2013-2014), visando o levantamento e a valorização do patrimônio histórico-cultural da cidade, na segunda proposta discutiu-se sobre a problemática dos recursos hídricos, através da análise da Fontes Urbanas de Alfenas (2014), que envolveu ainda a coleta de amostra de água e análise em laboratório. As propostas foram trabalhadas com alunos da Escola Estadual Samuel Engel e Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Joaquim Vieira, através de parceria entre as escolas e o PIBID Geografia da UNIFAL-MG. Um terceiro projeto está em fase inicial, que propõe a criação de aplicativos web na temática de objetos educacionais, usando Web AppBuilder e AppStudio for ArcGIS.
Essas inciativas visam ampliar a visão dos alunos em relação a realidade local/regional, bem como identificar a Geografia como uma ciência que pode auxiliar na compreensão e solução de problemas vividos no cotidiano dos alunos. Nessa perspectiva o ensino torna-se mais contextualizado à realidade, sendo mais envolvente, interessante e fortalece princípios importantes no processo de formação, como a autonomia e o compromisso com o exercício da cidadania. Nos três projetos teremos o impacto de atingir mais de 1500 alunos da rede pública de ensino da cidade e contribuir num ensino mais dinâmico, interativo e contextualizado.
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