dasafio2



5 Desafios

5 Desafios

Resposta à Emergência - CAPSTONE 14

Conheça o poder da Plataforma ArcGIS na maior simulação de resposta à catástrofe de terremotos na história dos Estados Unidos. A megaoperação envolveu 8 estados americanos e endereçou desafios de compartilhamento de informações críticas para salvar vidas.

Informação é um elemento crítico para melhoria da eficiência da resposta e para manter a nossa população segura.
Robert Griffin - Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos
5 Desafios

5 Desafios

Sabesp: Desafios monitorados em Tempo Real


Devido à dificuldade de se locomover em São Paulo, somado a casos de falsos chamados, necessidade de levar um especialista a determinado local para resolver um problema específico e os reparos de rotina, nós precisávamos elaborar planos de atendimento que acompanhassem a dinâmica da cidade e nos ajudasse a reduzir os gastos de maneira satisfatória.

Nagip Abrahão
Desenvolvimento e Gestão da Sabesp.

Foto 01
Foto 01
Foto 01
Foto 01
Foto 01

Como o uso dos mapas vem aprimorando a gestão de ativos de distribuição de água de uma das cinco maiores empresas de saneamento do mundo, a Sabesp? O projeto desenvolvido na Plataforma ArcGIS vem permitindo à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo monitorar todos os processos de distribuição de água, equipes de campo, crescimento de usuários na região por meio de um mapa interativo e preciso. Agora, é possível identificar visualmente problemas como vazamentos e roubos de água, além de reunir e compartilhar dados de toda a operação com maior rapidez e em tempo real.

Um dos projetos desenvolvido na Plataforma é o SIGES II, que está permitindo monitorar com mais precisão e agilidade as operações das equipes de campo. Com cerca de 10 mil serviços atendidos por dia apenas na Região Metropolitana de São Paulo, a empresa de saneamento chega a custear a cada quatro anos R$ 500 milhões só com operações de manutenção da rede de distribuição. Para superar esse desafio, a companhia paulista está implantou a solução GIOS da Imagem, com a finalidade de monitorar com mais precisão e agilidade as operações das equipes de campo que hoje chegam a 600 times, entre a própria Sabesp e terceirizados. Utilizando a aplicação, os técnicos e engenheiros podem, em tempo real, coletar e analisar informações referentes a uma obra na rua, por exemplo, e indicar quais materiais e especialistas são necessários para finalizar o objetivo.

"Desta forma, nós otimizamos os recursos de mão de obra e tecnológicos, gerando economia e melhores serviços" diz o executivo. Segundo ele, a expectativa é reduzir em 10% os gastos com manutenção já em 2015." finaliza Nagib.

Fechar
5 Desafios

5 Desafios

Porto Seguro

Referência em gestão de frotas e atendimento ao cliente

Hoje nos orgulhamos por ter um atendimento diferenciado no mercado. Nesse contexto, soluções robustas de localização e roteirização são essenciais para manter e aumentar a qualidade de atendimento.
Marcos Federicce
Informática da Porto Seguro
Porto Seguro

A Solução desenvolvida na Plataforma ArcGIS, permitiu a Porto Seguro dispor de uma base de ruas atualizada com amplos recursos de geoprocessamento. Como consequência, o impacto no atendimento ao cliente foi imediato – sendo possível reduzir o tempo de localização de guinchos, por exemplo, para o envio de socorro ao segurado que precisa de assistência em tempo hábil...

Com isso, milhares de clientes da Porto Seguro e centenas de usuários internos estão sendo beneficiados."Nossos custos operacionais foram otimizados e tivemos um aumento considerável no índice de satisfação dos nossos clientes. A expectativa é de aumentar ainda mais a eficiência do atendimento com o uso contínuo da ferramenta", conclui Federicce.

Também com o uso da plataforma ArcGIS conseguimos reduzir custos logísticos e evitamos apontamentos e trabalhos manuais que consumiam muito tempo. Outros ganhos foram possíveis atraves da ampliação da capacidade de gerar e compartilhar mapas temáticos para usos diversos na empresa, atender normas ambientais e garantir selos de exportação de maneira rápida e independentemente da contratação de terceiros já que fazemos internamente todas as etapas necessárias.

A tecnologia gerou ainda maior eficiência no planejamento estratégico da Porto Seguro, ao possibilitar que os gestores tomem decisões com base em um mapeamento integrado e detalhado que propicia uma visualização de dados sobre as necessidades dos clientes, por região. Por esse motivo, oito das dez maiores empresas de seguro do Mundo utilizam Inteligência Geográfica da Esri .



Fechar
5 Desafios

5 Desafios

Mapa Digital do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Cidade do Rio

O dashboard reúne dados dos Pluviômetros que compõem o Sistema de Alerta e dos Pontos de Apoio, Sirenes e Alarme Comunitário, que fazem parte das Ações de Redução de Riscos e Desastres relacionados às chuvas fortes e/ou prolongadas...

No aplicativo é possível visualizar onde estão os diversos pluviômetros do Sistema Alerta Rio, classificados de acordo com os índices de chuvas nos últimos 15 minutos. Ao clicar em cada uma das estações, uma tela mostra os dados e deixa ao visitante a possibilidade de navegar entre as estatísticas, comparar o acumulado anual até o mês anterior e também os registros históricos e a precipitação anual do ano anterior, usando o menu de setas.

As informações podem ser visualizadas sobre a ortofoto do município ou sobre o mapa básico. O aplicativo também permite que todas as informações sejam usadas em publicações e análises.



Fechar



5 Desafios

5 Desafios

Insight de nossos especialistas

Gestão Operacional

A utilização da Inteligência Geográfica permite alcançarmos a análise integrada da Paisagem não somente com diagnósticos e relatórios, mas como uma Plataforma de Gestão e Planejamento para tomada de decisões por meio de painéis de situação, mineração de dados, análises espaciais e acesso e edição em qualquer dispositivo, possibilitando soluções e alternativas aos profissionais que tem o território como seu laboratório vivo.
Prof. Dr. Abimael Cereda Junior
Geógrafo | Especialista Educação Imagem
Abimael Cereda Jr

Na década de 60 alguns entusiastas da Geografia com uso de Tecnologias pensaram – e agiram – para além do seu Tempo, com a criação de ferramentas computacionais que pudessem não somente representar o Espaço Geográfico por meio de mapas, mas auxiliar pessoas, empresas e governos a entender e intervir neste, com vistas à identificação e entendimento de padrões espaciais. Mas como alcançar tais premissas com a computação ainda em seu início, mudanças de paradigmas na cartografia e inexistência do conceito de redes sociais digitais?

Aproximadamente 50 anos depois, os conceitos, técnicas e sonhos que encontramos no documentário 'Data for Decision' foram alcançados, trazendo a possibilidade de uso de 'dados geográficos para tomada de decisões' em qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer dispositivo. Ao invés de mapas técnicos, relatórios infindáveis, trabalho puramente de escritório e redundância em análises, podemos utilizar painéis de situação (dashboards), portais de acesso, apps e Geoinfográficos que não somente ilustram uma situação, mas que desvelam identidades e fenômenos, processos e novas leituras do Território e Paisagem, proporcionando aos gestores ferramentas e análises espaciais para respostas rápidas e tomada de decisões corretas.



Fechar
5 Desafios

5 Desafios

Operations Dashboard

Confira o poder do Operations Dashboard for ArcGIS e vislumbre as possibilidades para o seu negócio. Monitore, rastreie e reporte os eventos e operações do dia-a-dia do seu negócio para os usuários dentro da sua organização.

Visualize os seus serviços, entregas, pessoas, veículos, eventos naturais e dados de mídia e compartilhe esses insights com os stakeholders da sua corporação. No demonstrativo acima, o Dashboard foi configurado para uma aplicação de Segurança Pública.



5 Desafios

5 Desafios

Carrefour

Entendendo o desempenho das lojas no mapa

O Grupo Carrefour selecionou a Plataforma ArcGIS da Esri, devido à sua facilidade de implementação e sua capacidade de atender aos requisitos técnicos dos centros de dados do Carrefour.
Francis Rivière
Gerente de Geomarketing do Grupo Carrefour
Carrefour

Com o crescimento econômico e a expansão dos grandes centros urbanos no Brasil, a rede de Varejo Carrefour precisava rever a forma como a gestão do desempenho de suas unidades de rede era realizada, bem como dar respostas mais rápidas em seu processo de seleção e avaliação de locais para expansão...

Uma vez que o desempenho entre as lojas da rede considera o potencial de mercado numa determinada região, o uso dos mapas no processo de análise se tornou essencial e facilitou a gestão do desempenho de suas unidades. Um fator interessante é que 80% dos dados de negócios do Carrefour possuem uma referência de localização (lojas, clientes, CD, concorrentes, áreas de influencia, campanhas e demais) assim com o uso plataforma ArcGIS da Esri, a rede de Varejo Carrefour adotou um processo inteligente e visualmente poderoso de análise e tomada de decisão. Tudo integrado aos seus sistemas corporativos.

Também com o uso da plataforma ArcGIS conseguimos reduzir custos logísticos e evitamos apontamentos e trabalhos manuais que consumiam muito tempo. Outros ganhos foram possíveis atraves da ampliação da capacidade de gerar e compartilhar mapas temáticos para usos diversos na empresa, atender normas ambientais e garantir selos de exportação de maneira rápida e independentemente da contratação de terceiros já que fazemos internamente todas as etapas necessárias.



Fechar
5 Desafios

5 Desafios

UNICAMP

Por uma gestão profissional e colaborativa do seu Campus Universitário

As novas possibilidades de usos da plataforma ArcGIS na UNICAMP a partir do Licenciamento Educacional abrem enormes perspectivas, não apenas nas atividades de ensino e pesquisa, mas, também, no próprio planejamento urbano do campus-sede.
Vanderlei Braga,
Geógrafo – CGU/UNICAMP
Vanderlei Braga

O uso irrestrito da plataforma ArcGIS na UNICAMP possibilita uma mudança de visão da própria Universidade e da inesgotável transformação do território, a cada momento. O campus deve ser apropriado por todos e deve ser entendido como um grande laboratório por si só, experimentado em todas as suas facetas, onde o livre saber flui para muito além das amarras conservadoras"...

Será a primeira vez na Universidade que várias bases de dados e informações geográficas poderão ser integradas e compartilhadas, conformando um Sistema de Informações Territoriais que terá a plataforma ArcGIS como o principal sustentáculo técnico, viabilizado pelo seu uso irrestrito para toda a comunidade universitária.

Inicialmente, a base de dados espaciais, alimentada por uma Rede Técnica Colaborativa formada por vários órgãos da UNICAMP, terá como principal objetivo o provimento de produtos informativos territoriais elaborados a partir da plataforma ArcGIS para a construção do Plano Diretor Participativo do campus-sede (PDP-U), sobretudo nas fases de Leitura Técnica (diagnóstico) e Leitura Comunitária (participação da comunidade universitária), além do uso da plataforma para a criação de cenários futuros de uso e ocupação do solo da Universidade. Após a construção do PDP-U, ocorrerá uma transformação nos processos de gestão do território do campus-sede e dos outros campi com as novas possibilidades geradas pela plataforma ArcGIS.

Além da integração das informações geográficas da Universidade, será possível integrar as produções acadêmicas, sobretudo das pesquisas científicas produzidas na graduação, mestrado e doutorado, que produzem informações espaciais em todas as escalas e de todas as áreas do conhecimento, formando um banco de dados espaciais extremamente importante para, por exemplo, subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas mais consistentes nas escalas municipal, estadual e federal.



Fechar
5 Desafios

5 Desafios Inspire-se nesta série que terá uma nova página lançada com casos de sucesso, demonstrativos, depoimentos e insights de especialistas para cada um dos 5 principais desafios do dia-a-dia do seu negócio.

DESAFIO 2
DISPONÍVEL
MAIO 2015
CLIQUE AQUI
PARA ACOMPANHAR OS LANÇAMENTOS
DESAFIO 3
DISPONÍVEL
JUNHO 2015
CLIQUE AQUI
PARA ACOMPANHAR OS LANÇAMENTOS
DESAFIO 4
DISPONÍVEL
JULHO 2015
CLIQUE AQUI
PARA ACOMPANHAR OS LANÇAMENTOS
DESAFIO 5
DISPONÍVEL
AGOSTO 2015
CLIQUE AQUI
PARA ACOMPANHAR OS LANÇAMENTOS

Gostou? Compartilhe!


5 Desafios

Contato

Caso não visualize o formulário clique aqui

Fill out my online form.

Acompanhe os 5 Desafios


Natura


Fill out my online form.
Contato